Como criar uma loja virtual do zero

Chegou a hora de começar a vender na internet e criar uma loja virtual é o primeiro passo para isso! Descubra como entrar de vez no mundo digital e vender para todo o Brasil

Para que criar uma loja virtual? O mercado ainda pode crescer?

Nos últimos anos, o crescimento exponencial dos negócios digitais tornou essa área, que antes era considerada um diferencial – uma completa necessidade para qualquer empresa.

Para se ter noção, só no primeiro semestre de 2022:

  • As altas não param de chegar. Em relação ao mesmo período do ano passado, o e-commerce demonstra uma alta no volume de venda de aproximadamente 5% – um Brasil paralelo se comparado aos indicadores econômicos atuais;
  • O acumulado no faturamento do semestre também acompanha as altas. Mesmo que num nível mais baixo do que no ano passado por conta da abertura das lojas físicas, o acumulado representa uma estabilidade positiva e uma solidificação dessa parcela de mercado;
  • Além disso, se vê uma maior confiança nos mercados digitais. Uma prova disso é a inversão da pirâmide que relaciona os preços ao volume de compras – em 2022, quase 30% das compras online foram de eletrônicos; eletrodomésticos e olha só: móveis.

Analisando esses e outros dados, é possível contemplar a grandeza da nova era de negócios. Os negócios digitais não foram só mais uma trend que chegou em tempos de tédio.

Comprar pela internet agora é parte do nosso cotidiano, parte de quem somos e um dos grandes pilares da economia contemporânea.

Dito isto, é impossível dizer que o mercado está saturado.

O crescimento realmente pode não ser mais tão rápido quanto foi em momentos onde o mundo não tinha outra alternativa – mas a estabilidade é positiva, o mercado existe e continua trazendo oportunidades.

Se bem organizado, o espaço para os seus negócios é garantido.

Como criar uma loja virtual

Com a popularização das lojas virtuais e o grande aceitamento do público, está cada vez mais fácil abrir uma loja virtual. Assim como, paradoxalmente, está cada vez mais complexo.

Ou seja, abrir uma loja é fácil. Tão fácil que milhares são abertas diariamente.

O que torna a criação de uma loja que vale a pena ser lembrada – com diferenciais e que passe confiança para o público consumidor, uma tarefa cada vez mais árdua e que exige muito tempo e atenção. Além, é claro, de uma vasta gama de conhecimentos em áreas diversas.

Esses conhecimentos são essenciais durante todo o processo, principalmente no desenvolvimento que antecede a criação da loja.

Planejamento Financeiro

Não acredite quando te disserem que vender na internet é dinheiro fácil.

Cada etapa de cada processo exige redobrada atenção principalmente pela enorme liquidez desse mercado – é tudo muito rápido, muito flexível e, como em qualquer mercado:

“O que vem fácil, vai fácil”

Logo, nada mais justo do que organizar suas finanças logo de início. Saber quanto será necessário para cada atividade e ter uma margem para imprevistos de forma que não impacte na saúde do caixa da empresa.

Mais do que isso, desde o início ter planejado seus limites, suas metas e as expectativas para volume de vendas, prazo para recebimentos e todo o extra que vem a impactar nas suas contas.

Preste atenção na Lei!

Lojas virtuais não são de forma alguma um crime, são partes de uma atividade comercial tão legal quanto qualquer outra.

Crime mesmo é sonegar impostos ou ir contra o Código de Defesa do Consumidor (CDC); sem contar com a série de legislações que regem o funcionamento de determinadas atividades.

Pois é, se engana quem acredita que a internet é terra sem lei. Existe, inclusive, a Lei do E-commerce – que regulamenta o CDC especificamente para as atividades do comércio digital.

Como abrir sua loja online

A tão esperada hora chegou. Depois de se resolver financeira e legalmente, nada pode ficar entre você e a criação da sua loja.

Quer dizer… isso se você entende de integração com Google Ads e Pixel, desenvolvimento de layouts (design gráfico como um todo), configurações de plataformas de pagamento e, no mínimo, algum tipo de conexão com uma companhia de entregas diretamente na sua loja.

Você entende, certo?

Tudo bem se não entender! Sabemos o quão complicado esse mundo pode ser para quem está começando e por isso disponibilizamos artigos que explicam um pouco desse mundo, como um pouco das ferramentas Google voltadas aos negócios.

De conceitos mais básicos como a diferença entre um e-commerce e uma loja virtual a dicas de vendas diretas – como os 5 melhores marketplaces para começar.

Mas bem, por onde começar? Primeiramente, decida onde essa loja será criada.

A internet está cheia de plataformas onde você mesmo vai descobrindo um caminho para esse desenvolvimento, quase como uma tentativa e erro nas plataformas “gratuitas” – que cobram comissões por venda.

Já nas opções pagas, você se preocupa apenas em idealizar sua loja – passando as informações para uma equipe especializada que, depois de alguns ajustes, deixa sua loja prontinha para vender pela internet.

Uma dessas equipes especializadas somos nós, Agência Hatoria.

Além de especialistas consultores de Marketing Digital em E-commerce, oferecemos todo o processo de criação de lojas virtuais para que você expanda seus negócios com a garantia de que o serviço será bem-feito.

Marque uma consultoria gratuita, converse conosco. Não somos robôs. Vamos adorar ajudar você a empreender, inovar e divulgar seus trabalhos por toda a internet.

Criar uma loja virtual com a Tray

A Plataforma Escolhida será sua melhor amiga – escolha bem!

Depois de criada a sua loja (o que surpreendentemente é a parte mais fácil), se faz necessário saber administrar seus negócios.

E não só a parte financeira e logística! 

Só o suporte ao cliente chega a representar 30% de todas as vendas. Já o engajamento nas redes sociais, além de ser fator gerador para grande parte das vendas no mundo digital, também é outra grande parcela dos condicionalismos de venda.

Portanto, selecione uma plataforma que disponibilize um canal centralizado e dinâmico para tudo o que você precisar: do suporte ao cliente às emissões automáticas de NFs.

Para que você não perca nem tempo nem dinheiro com opções não tão boas para o seu negócio – garanta o nosso pacote exclusivo com a líder absoluta em qualidade e dominação de mercado.

A Tray oferece todas as ferramentas acima e muitas outras que você ainda nem sabe que precisa. Vale a pena conferir, conhecer os serviços e começar a vender em todo lugar pela internet agora mesmo.

Dicas importantes e outros negócios digitais

Ao começar qualquer processo de desenvolvimento de loja ou e-commerce, lembre-se do básico:

Nome da marca

Escolha sempre um nome simples, marcante e fácil de se escrever.

Muitos buscam achar nomes em inglês ou termos específicos que significam algo para eles e esquecem dos fundamentos: a marca é onde o consumidor vai condensar todas as suas expectativas e experiências com o seu produto.

Ou seja, a marca é para o cliente – um instrumento para você ser achado e lembrado.

Um outro ponto importante de se atentar é se a marca está disponível no INPI e então registrar sua marca

Uma loja virtual aparece para todo o mundo e quando a sua marca ganhar relevância, você não vai querer outras empresas usando o mesmo nome que a sua.

Copy e Design

Uma boa apresentação do produto com um visual que condiz com a confiança que você quer passar é quase que sinônimo de venda.

Além do design, que se faz indispensável desde o primeiro instante – vale muito a pena se desenvolver na área da escrita persuasiva ou estar sempre em contato com um copywriter para otimizar suas vendas cada vez mais.

Suporte

Como dito anteriormente, um bom suporte com uma resposta rápida representa 30% de todas as suas vendas.

Nunca deixe de investir em canais de contato cada vez mais eficientes, tanto para gerar confiança quanto para aproveitar aquele momento dourado onde o consumidor está mais do que disposto a comprar, muitas vezes ele só precisa de um empurrãozinho.

Dropshipping

Caso você tenha realizado o seu planejamento financeiro e percebido que não consegue ir muito longe com seu capital atual, saiba que é possível começar do zero!

No dropshipping, é possível entregar produtos que você não possui. Vendas sem estoque, como também é chamado.

Ou seja, o cliente compra da sua loja – você tira sua comissão – e repassa o pedido para o fornecedor. Sendo as suas preocupações apenas o marketing desses produtos.

Marketplaces

E para melhorar ainda mais, o marketing pode ser feito dentro de Marketplaces.

Um Marketplace serve como um shopping virtual, uma vitrine online que permite que seus produtos e serviços sejam descobertos em primeira mão por pessoas ativamente interessadas no que você tem disponível.

Combinando com a modalidade dropshipping, se faz possível vender de tudo e em todo lugar com gastos iniciais beirando o zero absoluto no começo. Aumentando um pouquinho o investimento – se faz possível escalar os negócios e alcançar um mercado ainda maior.

Ou seja, vender na internet ainda faz sentido, está mais viável do que nunca e se molda ao seu perfil como empreendedor.

Aproveite as oportunidades do momento e se planeje para também fazer parte desse mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Outros posts

stories para advogados

10 Ideias Criativas de Stories para Advogados no Instagram

Descubra 10 ideias criativas de stories para advogados! Aumente o engajamento, compartilhe dicas legais e humanize sua imagem profissional. Leve sua prática jurídica para um novo nível de visibilidade e conexão com o público.