fbpx

Como usar as redes sociais para Negócios Locais em 2021

Você tem um negócio local? Aprenda a usar as redes sociais a seu favor em 2021. Saiba mais
Como usar as redes sociais para negocios locais em 2021

De alguns anos para cá, as redes sociais já estavam crescendo (e muito), a Pandemia do Covid-19 veio e deu um empurrão nesse crescimento, “forçando” os usuários a usarem as redes como canal para comprar seus produtos.

E não foi somente isso, antes mesmo dessa pandemia, algumas pesquisas já indicavam que 97% dos consumidores entre 18-34 anos liam recomendações online antes de comprarem em um estabelecimento.

Se você tem um negócio local, provavelmente se viu na necessidade de levar a sua empresa para as redes sociais, já que hoje mais de 130 milhões de usuários (só no Brasil) usam o Facebook, por exemplo.

Redes Sociais para negócios locais

Além disso, Em uma pesquisa recente com 500 mil pequenos empresários feita pela Vertical Response, 43% disseram que gastam 6 horas ou mais semanalmente nas mídias sociais.

Neste artigo, você vai encontrar um “norte” para definir os melhores canais e como usar as redes sociais a favor do seu negócio.

Por que negócios locais precisam de redes sociais?

Se a sua empresa ainda não participa ativamente das redes sociais, você está perdendo uma grande oportunidade. Isso porque as redes sociais são umas das maiores fontes que despertam o desejo no seu cliente de comprar o seu produto.

dan burton wHsOV75Xi8Y unsplash 1

Essas plataformas como o Facebook, Instagram, LinkedIn e outras não só te permitirão se conectar a mais pessoas como também alcançar aqueles que já são seus clientes. Fidelização é a palavra-chave!

Para você ter uma noção, em 2019 uma pesquisa do Instituto QualiBest mostrou que 62% dos brasileiros já compraram na internet ao menos uma vez através das redes sociais.

Ainda segundo essa pesquisa, 88% dos usuários gostam de interagir com os perfis das marcas nas redes sociais, principalmente os mais jovens.

Se isso não é motivo suficiente para você aderir as redes sociais para o seu negócio, você deveria tentar e ver o resultado por si só!

Defina quais plataformas usar para o seu negócio

abillion F0e3AdcwVbM unsplash

O primeiro passo antes de começar a publicar e interagir com o seu público é definir em quais plataformas o seu negócio deve estar.

Você até pode criar uma conta em todas as redes sociais, mas além dessas contas ficarem ‘abandonadas’ com o tempo, existem outros pontos que você deve observar antes de criar uma conta naquele canal.

Analise a sua concorrência

Aqui na Hatoria já encontramos clientes que não gostavam de ‘olhar para a concorrência’ porque diziam que não tinham que se preocupar com tal.

Mas colocar essa viseira pode impedir você de descobrir o que a sua concorrência está fazendo para alcançar novos clientes.

Então, largando o preconceito de lado, veja quais canais a sua concorrência está usando, se está no Facebook, no Instagram, em qual está mais ativamente e qual tem dado mais retorno para eles.

Dessa forma, você poderá usar como referência na hora de criar suas contas e talvez focar em apenas um canal, o que puder te trazer mais resultado.

Lembre-se, esforço distribuído em várias direções pode até te levar para um lugar, mas se aplicar esse mesmo esforço a uma única direção, você chegará bem mais rápido!

Conheça o seu público-alvo

De nada adianta você entrar nas redes sociais se o seu público-alvo não estiver nela. Só vai gastar tempo e, consequentemente, dinheiro atoa.

É por isso que ter em mente quem é o seu público-alvo e ter personas bem definidas pode ser um grande diferencial na hora de definir os canais.

Opte pelos canais onde o seu público comprador esteja mais ativamente. As vezes o seu público está no LinkedIn, que é um espaço mais B2B e não no Instagram, como você imaginava.

Escolha a melhor plataforma

E por último, nem toda plataforma vai ser a melhor para o seu negócio local. Usando o exemplo que dei acima, para negócios que vendem para outras empresas (B2B) talvez o ideal seja utilizar o LinkedIn. Em contrapartida, outros negócios, como uma lanchonete ou restaurante, não faz sentido algum estar no LinkedIn.

Mas, podemos lembrar que o Facebook e o Instagram não se substituem, já que possuem fins diferentes e formas de trabalhar diferente. Além de serem da mesma empresa, a Facebook.

Analise o público de cada plataforma e decida se aquela plataforma é a melhor para a sua empresa.

#01 Facebook

O Facebook é ainda hoje a maior rede social no Brasil, contando com 130 milhões de usuários cadastrados.

Devido a seu tempo ‘no mercado’, o Facebook se mostrou uma rede social bem versátil e abrangente, reunindo diversas funcionalidades em um único lugar.

As apostas para o Facebook são no uso de grupos, como aquele grupo da sua cidade. Estatísticas mais recentes apontaram que 1.8 bilhões de pessoas usam os grupos do Facebook todos os meses.

O Facebook é também considerado por muitos, mais ‘baseado em texto’, isso quer dizer que as chances das pessoas de lá lerem o seu conteúdo são maiores.

Algumas estatísticas legais do Face:

  • 2.38 bilhões de usuários ativos mensalmente
  • 96% dos usuários ativos acessam a rede social usando um celular
  • 40% dos consumidores disseram que eles assistem os vídeos postados no Face
  • 65 milhões de negócios locais possuem uma página do Facebook
  • 74% de marketeiros disseram que usam o Facebook em suas estratégias de marketing

#02 Instagram

O Instagram vem mudando bastante desde 2012, quando foi comprado pelo FB. Mas o foco dessa rede foi sempre o conteúdo mais visual.

Desde fotos até vídeos bem produzidos, o Instagram é um ótimo lugar para divulgar o seu conteúdo de forma humanizada e visual, além de mostrar os bastidores da sua empresa.

De um tempo para cá o Instagram tem também proporcionado novas formas do usuário realizar compras, como as etiquetas de produtos, o Instagram Shop e outros.

Use a plataforma para compartilhar fotos e vídeos dos seus serviços e produtos. Se o seu produto for alimentício, estude sobre Foodporn, é muito interessante.

Algumas estatísticas do Insta:

  • 1 bilhão de usuários ativos mensalmente
  • 500 milhões de Instagram Stories gerados diariamente em todo o mundo
  • 68% dos usuários acessam o Instagram diariamente
  • 65% dos profissionais em marketing usam essa plataforma em suas estratégias.

#03 LinkedIn

O LinkedIn por sua vez tem um foco diferenciado. Ao invés de amigos, temos Conexões, e ao invés de Páginas (como o Facebook), temos Companhias.

Devido a crise mundial em 2020, muitas novas pessoas entraram no LinkedIn em busca de um emprego, e por isso o público aumentou, fazendo o LinkedIn conquistar a 4ª posição nas redes sociais mais usadas.

Use o LinkedIn se você trabalha com o formato B2B, dessa forma crescendo o seu networking com conexões e alcançando novos parceiros. Além de poder recrutar novos funcionários, é claro.

#04 Google Meu Negócio

Nós consideramos o Google Meu Negócio um dos mais importantes canais que você deve criar para o seu negócio. Isso porque é uma forma de proporcionar que o seu negócio e produtos sejam encontrados quando procurados no Google.

E, como você bem deve saber, o Google é o maior buscador do mundo, e por isso, quando o seu comprador procurar pelo seu produto ele provavelmente irá no Google.

 Então não perca muito tempo, crie uma ficha no Google Meu negócio gratuitamente e mantenha ela sempre atualizada!

Estratégias para usar nas redes sociais do seu negócio local

Nós separamos algumas estratégias que usamos nas redes sociais para negócios locais que podem te ajudar a aumentar a sua audiência.

campaign creators yktK2qaiVHI unsplash

#01 Compartilhar no grupo do Facebook

Sempre que fazemos uma publicação no Facebook, buscamos compartilhar aquele post em grupos onde o público do negócio esteja.

Dessa forma, além de alcançarmos mais pessoas organicamente, também geramos novos ‘curtidores’ para a página e temos a possibilidade de convidar aqueles que curtiram o post para curtir a página também.

#02 Criar Stories no Insta relacionados ao post antes do Post

Antes de publicar um post, criamos alguns stories estratégicos falando sobre o assunto que será postado. Dessa forma, conseguimos nos orientar à postagem criando uma legenda mais assertiva.

#03 Use Influencers locais na sua estratégia

O Instagram é um ótimo lugar para trabalhar com Influencers, já que a própria rede social não dá lá grandes ajudas para propagar o seu conteúdo.

Dessa forma é uma ótima ideia trabalhar com algumas influencers, seja de forma paga ou em troca de produtos, pedindo para que elas compartilhem o seu post e conteúdo.

Mas atenção, não escolha qualquer influencer. Muitas influencers, mesmo que micro, postam milhares de stories diariamente, e o seu pode ser só mais um entre tantos, ignorado por consequência.

#04 Incentive os seus usuários a fazerem algumas ações

Finalize suas legendas ou até mesmo na própria imagem com CTA (Chamadas para Ação), convidando o usuário para, por exemplo, salvar o post para um consulta posteriormente ou até curtir o conteúdo se ele o ajudou de alguma forma. Lembre-se: quem não chora…

#05 Teste recursos liberados recentemente

Uma das coisas que notamos é que quando existe um novo recurso, o Instagram e Facebook capricham na propagação dele.

Por exemplo, na data que estou produzindo esse artigo o Reels é o novo recurso, e está tendo um alcance surpreendente. Claro, depende também do conteúdo do seu reels. Então capriche.

#06 Aumentando o número de seguidores da sua company page no LinkedIn

Existe uma forma de conseguir seguidores no LinkedIn, que nós explicamos em um vídeo postado lá no YouTube, que você pode conferir abaixo. Vale a pena verificar se faz sentido para você.

Conclusão

As redes sociais são ferramentas poderosíssimas para que você traga o seu negócio local para a Internet, e vale a pena explorar elas em busca de atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já são.

Se você tem um negócio local e não tem tempo para gerenciar as redes sociais do seu negócio, pode contar com uma agência como a Hatoria para cuidar das suas redes sociais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email