fbpx

Guias do Instagram – Como criar e usar em 2021

Guias do Instagram - Capa

Quer aprender a utilizar as Guias do Instagram? Neste artigo vamos falar tudo sobre este novo recurso, como usar, o que utilizar e com exemplos reais e na prática!

O que é esse tal de Guias do Instagram?

As guias não são um recurso tão novo assim, já estão em testes desde meados de 2020, porém só recentemente foi amplamente liberada para todo mundo usar.

O conceito por trás delas faz jus ao nome: o objetivo é guiar o seu usuário para algum conteúdo específico.

Na prática, as guias são usadas para falar sobre um tema específico e organizar os seus posts ou até mesmo explicar de forma mais detalhada sobre um produto específico que você vende.

Isso torna a experiência da sua audiência mais agradável, facilitando na hora da busca por algum assunto específico que ela queira consumir.

As guias do Instagram são incríveis e se bem usadas podem ser grandes aliadas para a sua conta do Instagram. Então, está pronto para aprender a criar as suas guias?

Criando nossas Guias do Instagram

Legal, se você se interessou pelas guias do Instagram vou te ensinar a como criar no seu perfil ou no perfil dos seus clientes, caso você seja uma agência.

Primeiro, você precisa abrir o seu perfil, clicando na sua foto de perfil no canto inferior direito, e logo após isso clicar no ícone de “+” no canto superior (marcado com o número 1 na foto).

Nas diversas opções que se abrem, é só clicar em “Guia”, e uma nova janela vai se abrir.

Talvez a opção de Guia não apareça para o seu Instagram. Se for o seu caso, basta acessar um perfil que já use as guias, como o da @hatoriadigital, abrir uma das guias, rolar até o fim e clicar no botão Crie sua própria guia ou algo semelhante.

Um outro detalhe muito importante sobre as guias do Instagram é que você não pode adicionar Stories nas suas. Apenas postagens de feed, seja imagem, vídeo, Reels, IGTV ou outro formato.

As guias também devem ter no mínimo dois posts ou imagens para serem criadas, não esqueça disso!

Os tipos de guias do Instagram

O próximo passo agora é selecionar o tipo de guia que você quer criar. Até o momento que criamos este artigo, existem apenas três tipos de guias: Lugares, produtos e Posts.

Os três tipos de guias do Instagram

#Guia de Locais

As guias do tipo Locais permite que você selecione postagens que marcaram aquele local específico, sejam postagens suas ou até mesmo de outros usuários.

Basta digitar o local da sua escolha, no nosso caso o Jardim Botânico de Curitiba – PR, e então selecionar até 5 postagens para incluir na sua guia.

Print mostrando postagens do Jardim Botânico em Curitiba – PR.

Se você tem um hotel ou outro negócio que conte com o turismo ou dependa do turismo, utilizar as guias de localização podem ser ótimas formas de despertar o desejo do seu usuário de visitar aquele lugar.

#Guias de Produtos

Outra guia muito útil, principalmente se você tem um e-commerce, é a guia de Produtos. Para usar essa guia, basta selecionar Produtos quando estiver criando a sua guia.

Na guia de Produtos você pode selecionar os produtos de outras empresas que tem o Instagram Shopping ativo ou até mesmo os seus produtos, com a mesma condição do Instagram Shopping.

Esta guia é uma ótima opção, pois você consegue montar quase que uma landing page sobre o seu produto, mostrando muitas informações sobre ele, facilitando na hora de converter o usuário em cliente.

O processo é simples, basta abrir a loja que você quer selecionar os produtos, na segunda tela que se abre clicar no produto específico, e então selecionar as fotos a serem usadas na guia.

Faça seus testes, é uma ferramenta poderosa que pode te ajudar e muito na hora de vender mais usando o Instagram.

# Guias de posts

A guia de posts é uma ótima opção para organizar os seus posts em tópicos ou temas, dessa forma o seu usuário que deseja consumir algum conteúdo específico pode utilizar como filtro e então ver todos os posts sobre aquilo.

Ah, e você também pode adicionar postagens de outros perfis, criando um mix incrível de conteúdo, inserindo os seus posts no meio, se aproveitando da “fama” dos posts dos amiguinhos.

Formatando o conteúdo da sua Guia

Agora que você já selecionou o conteúdo e criou a sua Guia, é hora de formatar o conteúdo dela.

# Informações da sua guia

A primeira coisa que você deve colocar é um título para a sua guia, digitando no campo onde está escrito “Adicionar título”. Capriche aqui, o seu título precisa ser chamativo, claro e bem descritivo.

Você também pode adicionar uma breve descrição falando sobre o que é a sua guia, mas esta é opcional.

Além disso, é possível adicionar também uma capa para a sua guia. Essa imagem de capa tem o tamanho 4:3, que pode ser 1280×960 em pixels. Você também pode selecionar qualquer post já feito para ser a capa da sua guia.

# Informações de cada item

O próximo passo agora é adicionar um título para cada postagem ou imagem (no caso dos produtos) selecionada, e se achar interessante, pode também escrever uma descrição para ela.

Tenta não cansar o seu usuário, afinal, se ele clicar na postagem em sí tem mais conteúdo para ele consumir, e se ele cansar somente na Guia talvez nem abra o post.

# Como organizar o conteúdo das guias?

Para reorganizar as postagens e imagens das suas guias basta clicar nos três pontinhos que está no canto superior direito de cada item e então clicar no botão “Reordenar posts” que se aparece.

# Para apagar um item da guia?

Para apagar é muuuuito simples, basta clicar nos mesmos três pontinhos no lado da postagem e então no botão “Remover da Guia” e pronto, o item está removido.

Terminei, e agora?

Depois que você terminar de criar o conteúdo da sua guia basta clicar no botão Avançar, destacado em azul no canto superior direito e então você será redirecionado para tela abaixo.

O Instagram te dá a opção de salvar como rascunho para finalizar depois se precisar ou Compartilhar, que finalmente publica a sua guia e ainda pode compartilhar nos stories ou até mesmo enviar para os seus seguidores e outros usuários.

Exemplos de uso das guias para diversos nichos

Como te prometi, vou te dar 3 exemplos de uso das guias do instagram e como elas podem te ajudar a aumentar o seu engajamento.

# Escritório de Contabilidade

Para um escritório de contabilidade, podemos criar guias para organizar os posts de acordo com os temas, como por exemplo: Tributos, Contabilidade Financeira, Notícias da contabilidade, desenvolvimento pessoal, etc.

# Loja de móveis

Já no caso de uma loja de móveis, podemos criar guias para falar sobre cada produto específico, dando detalhes relevantes sobre aquele produto, falando o preço, cores, formas de comprar e outras informações importantes sobre o produto.

Podemos também organizar os posts de promoção em uma guia literalmente chamada de Promoções do Mês. Assim, os usuários conseguem encontrar todos os produtos que estão em promoção naquela loja.

# Agência de marketing digital

Uma agência tem que produzir conteúdo de valor para seus usuários, e nada melhor que organizar estes conteúdos de acordo com os serviços que você oferece de forma indireta.

Se você é uma agência que está começando, pode também organizar a sua guia com base na jornada do cliente, utilizando um mix de posts da sua agência e de outras, com o objetivo final de utilizar o conteúdo de outras empresas para conscientizar e ensinar o seu usuário.

Assim, você terá talvez até mesmo “menos trabalho” para educar o seu usuário e então converter mais facilmente.

Conclusão

Se bem utilizadas, as guias do Instagram podem ser grandes aliadas para a sua rede social, e unida a um bom conteúdo pode aumentar a sua taxa de conversão, sua retenção e o consumo de conteúdo no seu perfil.

Planilha completa de planilhamento de redes sociais

Baixe agora: Planilha de planejamento de Redes Sociais

BAIXE AGORA A PLANILHA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email