YouTube – Vale a pena criar um canal para loja virtual?

Como um canal no YouTube pode ajudar a sua loja virtual a vender até 3x mais de forma orgânica? Descubra neste artigo!

O YouTube para a sua empresa

Desde sua chegada no Brasil, o YouTube não parou de crescer. Muitos já trocaram completamente a tradição da televisão pela praticidade de assistir o que quiser, onde quiser.

Portanto, não é à toa que o YouTube é uma das maiores ferramentas de pesquisa do mundo! E olha que essa não é nem a função principal da plataforma.

Se sua empresa busca aparecer para o público, gerar confiança para o mercado, desenvolver novos engajamentos e até criar uma nova fonte de renda… bem, aprenda agora como ter um canal de qualidade e focado em seus negócios.

E saiba que isso não é novidade alguma no mercado – há anos os empresários vêm “mostrando seus rostos” em múltiplas mídias digitais. O YouTube, inclusive, foi uma das mais importantes etapas dessa integração com o mundo digital.

A competição é muito diversa, dos grandes E-tubers como a Lu da Magalu e o Baianinho até canais de unboxing de lojas virtuais e e-commerces (sim, tem uma diferença). Portanto, onde quer que você se encaixe, você não estará tentando receber a atenção desse público sozinho.

Ou seja, agora não basta apenas ter um canal do YouTube, é preciso saber bem o que está fazendo para não se tornar só mais um com boas intenções. Isso vai da escolha de conteúdo, ao estudo de SEOs e frequência de conteúdos – sem contar com a apresentação desse material.

Como ser (bem) percebido no YouTube

Qualidade Técnica

Para ser (bem) percebido no YouTube, se faz necessário acompanhar as novas exigências do mercado. Foi-se o tempo onde tudo o que era preciso para um bom vídeo era uma câmera ligada e uma ideia divertida.

Hoje em dia, para um perfil de marca principalmente, a primeira coisa que se faz notada é a qualidade técnica do vídeo.

Isso abrange iluminação, áudio, cenário, enquadramento, edição… e a lista continua. É muito importante que a marca se mostre organizada e capaz desde o primeiro momento, do contrário, sua credibilidade pode até cair.

Dito isso, a primeira recomendação para criar um bom canal do YouTube é investir em um bom equipamento. E isso com toda certeza engloba conhecimentos de edição aprimorados, se fazendo, inclusive, muitíssimo interessante trabalhar com um profissional de produção de vídeos.

Qualidade Intelectual

E não basta parar só numa boa apresentação, é preciso saber o que está sendo dito e transmitido para seu público. Por isso, é essencial conhecer seu público.

Seja criando uma persona baseada nas suas vendas ou analisando o mercado do seu nicho, busque entender o que esse público busca solucionar na internet.

Algo que nem sempre se resume a tutoriais ou dicas, tendo em vista que muitas marcas já migraram para a produção de conteúdo de entretenimento como estratégia.

Esse é outro ponto importante que deve ser lembrado e respeitado: O melhor marketing é aquele que não parece marketing!

Em outras palavras, não transforme seus vídeos em anúncios gigantes.

De qualquer forma, saber usar as palavras-chave certas é se tornar o melhor resultado para essas pesquisas e saber como falar com seu público é se manter no topo e garantir engajamento para os próximos vídeos.

Saiba trabalhar com tudo o que tem!

Estar no YouTube é uma ótima solução para atingir aquele pessoal que não se encaixa bem em nenhuma rede social; uma vez que você não precisa se conectar, fazer amigos e nem pedir para seguir ninguém.

Não é nem preciso se inscrever em um canal para acompanhar os conteúdos postados, o que o torna muito prático e descompromissado para os usuários – e uma ilha isolada para quem só trabalha com redes sociais.

No entanto, nada disso quer dizer que você só pode trabalhar com um ou outro. Pelo contrário, pensando que as plataformas se complementam e ajudam tanto a ampliar oportunidades quanto a “consertar” fraquezas umas nas outras.

Para quem já estava em alguma rede social e quis começar com o YouTube agora, se faz interessante postar os tão populares “cortes” como uma forma de atrair visualizações para o vídeo original.

Da mesma forma que quem está começando do zero com tudo ao mesmo tempo pode ir impulsionando as redes sociais como canais de contato pelo YouTube e passando os vídeos como referencial de qualidade nessas redes.

As ideias são muitas, o importante é não ter nada como definitivo e saber pensar de forma plural entre as plataformas.

O Impacto do YouTube nos seus Negócios

Caso a impressão que tenha ficado até agora seja a de que o investimento capital e intelectual é muito elevado para um retorno incerto, já que estamos lidando com a percepção do público – vamos ver exatamente o que se ganha estando na plataforma.

Para começar: a Visibilidade. Acredite se quiser, são 2 bilhões de usuários ativos assistindo 720 mil horas de conteúdo por dia!

Quanto mais sua marca se mostrar relevante para o seu público, mais ela será entregue para outros públicos e descoberta por novos potenciais clientes.

Mais do que isso, sua marca não é só vista – ela é lembrada! O YouTube é a melhor plataforma quando o assunto é criação de autoridade.

Quando frequentemente se posta conteúdos interessantes, como tutoriais muito úteis e vídeos informativos – sua marca se torna referência de qualidade, um símbolo de solução garantida.

Obviamente que tudo isso não é apenas para tornar sua loja apenas mais um rostinho bonito no mundo dos negócios. Toda essa divulgação eventualmente é convertida em mais vendas.

Leia-se: mais visibilidade, criação de autoridade, aumento das vendas e diversificação das fontes de renda com a consequente monetização dos seus vídeos. Ou seja, apesar do investimento inicial – estar no YouTube é uma excelente escolha para a saúde dos seus negócios e da sua marca.

Que cuidados tomar no YouTube

Não leve strike!

Tome todo cuidado do mundo quando for utilizar material de terceiros em seus vídeos, muitas vezes a empresa dona da marca/produto utilizado nem sabe que está te dando flag – um aviso que seu vídeo está em perigo de ser derrubado ou desmonetizado.

Isso acontece pelo algoritmo do YouTube automaticamente detectar conteúdo protegido e tomar as ações necessárias para impedir seu uso.

Portanto, antes de usar qualquer material – verifique sua disponibilidade e esteja disposto a abandonar a ideia original e se adaptar ao que está disponível.

Levar strike é perder o seu trabalho para pessoas que nem sabem que você existe.

Preste atenção ao modo de falar!

Apesar de ser muito importante desenvolver um estilo de conversa apropriado para um vídeo, geralmente mais informal e descontraído, não se deixe abusar de gírias e maneirismos.

Lembre-se que seus vídeos são mais uma ferramenta de trabalho, feitos para serem compartilhados como o rosto da sua empresa – portanto, um linguajar muito relaxado pode acabar tirando a credibilidade da sua marca e afastando um potencial público.

Claro, tudo isso depende do público a ser atingido mas, quase que de praxe, uma queda no modo de falar é uma queda na qualidade do conteúdo.

Não exagere!

Assim como na quantidade de vídeos postados, é essencial não exagerar na duração desses vídeos.

Vídeos muito longos tendem a não serem assistidos por completo, isso quando são escolhidos. Esse abandono ou não-escolha prejudicam seu engajamento e sua posição nos resultados de pesquisa, afetando negativamente seus próximos envios.

Uma boa estratégia é ir variando a duração dos seus vídeos e encontrar um espectro de aceitação do seu público. O ideal para qualquer canal é basicamente estar postando duas ou três vezes por semana, com duração e conteúdos diferentes para ir cativando tanto um público fixo, quanto um variado.

Essa diversificação vale a pena, afinal, seu canal do YouTube não estará apenas no YouTube.

Você pode adicionar seus vídeos em blogs, usá-los como credibilidade em sua loja ou reutilizar conteúdo em outras redes sociais – no final das contas, é impossível não ver os resultados de um bom canal do YouTube se relacionando com seus negócios.É claro que se torna difícil para quem pretende começar do zero absoluto, com dropshipping e marketplaces, mas, para quem busca resultados mais orgânicos e duradouros… O YouTube vale a pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Outros posts

stories para advogados

10 Ideias Criativas de Stories para Advogados no Instagram

Descubra 10 ideias criativas de stories para advogados! Aumente o engajamento, compartilhe dicas legais e humanize sua imagem profissional. Leve sua prática jurídica para um novo nível de visibilidade e conexão com o público.