fbpx

SEO para e-commerce: 5 dicas para otimizar o site da sua loja virtual

Você pode vender "no automático" com a sua loja virtual e ainda economizar com o tráfego pago. Quer saber como? Usando o SEO.

O sonho de toda pessoa que possui um e-commerce é que o seu site apareça logo nas primeiras posições das pesquisas do Google, certo?

E se você é dono de um e-commerce, já deve saber da importância de aparecer no topo, afinal, menos de 0,5% das pessoas que utilizam o Google chegam à segunda página de pesquisa. Então, estar nas primeiras posições é o que faz com que você seja capaz de atrair cada vez mais clientes interessados em comprar seus produtos.

Porém, como fazer isso de forma efetiva?

É provável que você já saiba que, para garantir que a sua loja virtual apareça nas primeiras posições do Google, é necessário investir em anúncios. Mas, o que você talvez não saiba é que também é possível garantir esse local no topo da página de pesquisa, de forma gratuita, utilizando técnicas de SEO. Neste artigo você vai aprender 5 dicas de como usar o SEO para e-commerce.

SEO

Mas, para que o seu site seja ranqueado nas primeiras posições, é preciso que ele se torne mais interessante, tanto para o Google, quanto para o seu cliente. Portanto, as ferramentas de pesquisa devem ser utilizadas de forma correta.

Então, veja como você pode fazer isso para otimizar o seu e-commerce.

Primeiramente, é necessário que você saiba o que é o SEO. Essa expressão é a abreviação de Search Engine Optimization, no português, otimização para mecanismos de busca. Ou seja, são os mecanismos que você utiliza no seu site, para que o Google perceba que ele é o ideal para as pessoas que pesquisam produtos como o seu.

Agora que você sabe efetivamente o significado de SEO, veja as 5 melhores técnicas para otimizar o site da sua loja com SEO para e-commerce.

Comece pelas palavras-chave

Defina as palavras-chave para dar nome e descrever os seus produtos. Pense no que o seu cliente vai buscar se quiser encontrar algo que é vendido na sua loja. São essas palavras que farão com que o seu site seja um dos primeiros a serem visualizados!

Depois de pensar nas palavras que vai utilizar, pesquise mais sobre elas, verifique se as pessoas realmente costumam buscar por isso e veja mais palavras relacionadas às que você já escolheu.

Existem inúmeras plataformas em que você pode adquirir informações sobre as palavras-chave e outros dados, a Ubersuggest é uma ótima ferramenta para encontrar as informações ideais para otimizar o site do seu e-commerce.

Ubersuggest

Utilize títulos e subtítulos

Faça o uso de títulos e subtítulos no seu site. São essas divisões que farão com que o seu conteúdo seja mais atrativo. Além de tornar a leitura mais fácil, o seu cliente será capaz de identificar o conteúdo que ele procura de
maneira rápida e prática.

Porém não exagere no tamanho desses títulos, o título da página é o principal e deve conter de 60 a 70 caracteres. Os subtítulos também são muito importantes e devem expressar diretamente sobre o que o conteúdo se trata.

Escreva bem sua meta description

A meta description é a descrição que aparece logo abaixo do título do seu site, na página de buscas.

Por isso, é de suma importância que ela esteja bem trabalhada e escrita, deve resumir bem o seu produto, fazendo com que o seu cliente tenha vontade de clicar na sua página. É muito importante também que ela se encaixe no limite do Google, contendo no máximo 160 caracteres, uma meta description muito longa pode tornar o seu site menos atrativo.

Print

 

Deixe suas imagens otimizadas

É muito importante que o seu e-commerce contenha imagens, elas deixam o conteúdo e seus produtos bem mais atrativos.

Mas, essas imagens também podem acabar atrapalhando o ranqueamento do seu e-commerce se não forem inseridas de maneira correta. Imagens muito “pesadas”, podem fazer o carregamento do seu site mais lento, tornando-o menos interessante para uma busca rápida.

Então, uma ótima alternativa é a otimização das imagens. Você deve sempre buscar com que suas imagens sejam leves, além de salvá-las com um nome que as descreva. Assim, a ferramenta de busca irá perceber que faz sentido que ela esteja ali, como um complemento do seu conteúdo.

 

Veja essas ferramentas que você pode utilizar para otimizar suas imagens, deixando elas mais leves e limpando os metadados:

 

Optimizilla

Optimizilla

 

 

TinyPNG

TinyPNG

 

 

E para garantir que o carregamento do seu e-commerce não esteja sendo prejudicado, você também pode verificar a velocidade do site com uma ferramenta do próprio Google:

PageSpeed Insights

 

PageSpeed

Inclua links

Colocar outros links no site da sua loja virtual também pode tornar sua página mais atrativa para os clientes. Você pode fazer isso incluindo links que direcionem a sua audiência para outros sites ou até mesmo para outra seção do seu próprio e-commerce.

Esses links constroem uma relação de confiança com seu cliente, seja porque você está indicando algo bom para ele ou demonstrando que as informações que você dá são baseadas em fatos.

Porém, é muito necessário que os links colocados tenham conexão com o conteúdo do site, então, não inclua links apenas como o intuito de se “encaixar” nessa categoria, desse modo eles podem se tornar um spam.

Conclusão sobre SEO para e-commerce

Nesse ponto, você já percebeu como utilizar técnicas de SEO são fundamentais para o seu e-commerce. São elas que tornam o seu site mais atrativo e, consequentemente, aumentam a conversão e as suas vendas. Por isso, não deixe de aplicar essas técnicas.

Se você quer otimizar o seu site para alcançar as primeiras posições do Google, clique aqui.

Faça com que a sua loja virtual adquira mais visibilidade e fique sempre na frente da concorrência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email