Sabe o que é a curva ABC? Nesse texto vamos te apresentar a esse importante conceito aplicada dentro das organizações, mostrando o que ela é, e como aplicar no seu negócio.

Além disso, vamos mostrar os principais beneficios dessa metodologia. Dessa maneira, se deseja saber tudo sobre o tema, basta seguir na leitura com atenção. 

Dito isso, sem mais delongas, vamos ao texto!

O que é curva ABC?

A curva ABC é basicamente uma metodologia para classificar e agrupar determinados fatores dentro de um empreendimento. Focando principalmente na relevância de cada tipo de produto. Desse modo, é possível entender os pontos que precisam de mais atenção para que seus resultados melhorem.

Essa técnica foi criada com base na teoria do economista Vilfredo Pareto, que realizou um estudo no século XIX verificando que na Itália, 20% da população detinha aproximadamente 80% de toda riqueza italiana.

Dessa maneira, a curva ficou conhecida como Regra 80 / 20 ou ainda Diagrama de Pareto, em alusão ao economista. Atualmente, a curva é bastante utilizada para chegar a uma gestão eficiente dos negócios, tendo sua teoria aplicada em diversos campos como:

  • Gestão de clientes e a relação do volume de vendas;
  • Controle do estoque;
  • Planejamento de vendas;
  • Nos índices de lucratividade alcançada;
  • Programação da produção;
  • Entre outros.

Como a curva ABC é dividida?

Primeiramente, para aplicar a curva, é preciso ordenar os produtos/serviços comercializados em três diferentes classes: grupo A, com aproximadamente 20% do total de estoque; grupo B, com percentual de 15%; e grupo C, com percentual entre 5% do valor total do estoque.

Depois disso, é preciso seguir etapas até chegar ao resultado final. Desse modo, é preciso definir um intervalo de tempo para ser novamente analisado, seja mensal, trimestral ou anual. 

Com isso definido é preciso inserir em uma tabela com as informações relacionadas ao estoque e seus custos, organizados sempre em uma ordem decrescente da porcentagem.

Como aplicar a curva ABC?

Como explicado acima, primeiramente na curva ABC, é preciso separar os itens de acordo com alguns parâmetros, de modo geral, seguindo a seguinte lógica:

  • Classe A: itens com maior importância no estoque, que representam 20% da quantidade total de produtos e aproximadamente 80% do valor total do estoque. Desse modo, separam-se os produtos com menor quantidade, porém, com maiores custos;
  • Classe B: itens com importância intermediária (mediana), que representam 30% da quantidade total do estoque e cerca de 15% do valor total do estoque. Dessa forma, são itens com quantidade maior que a classe A, porém, com valor bem menor;
  • Classe C: são itens de menor importância no empreendimento, representam 50% da quantidade total e apenas aproximadamente 5% do valor total do estoque. Dessa maneira, são os itens com ainda mais quantidade que o item anterior, porém, com um valor expressivamente menor, representando apenas 0,5/10 do valor total do estoque.

É importante dizer que esses são parâmetros em média para aplicação da curva. Desse modo, é possível que as porcentagens variem de negócio para negócio. 

Benefícios da curva ABC?

Veja abaixo os principais benefícios que a curva vai trazer para seu empreendimento.

Alinhar o estoque conforme a demanda

Um dos pontos principais da curva ABC é mostrar ao gestor como está ocorrendo o fluxo de saídas de produtos, os produtos que a empresa mais vende, bem como os com menos saída.

Dessa maneira, é possível organizar o estoque conforme a demanda acontece. Com isso, a empresa vai garantir uma gestão do estoque mais otimizada, entender quais os produtos tem mais lucratividade, o tempo médio que esses produtos são comprados.

Desse modo, é possível ter um estoque maximizado, garantindo que as entradas estão ocorrendo de acordo com as saídas, beneficiando (e muito!) o setor de compras. Assim sendo, a empresa vai evitar gastos desnecessários com produtos que vão ficar “parados” no estoque.

Otimização da logística

Com o cálculo da curva também é possível ter um controle mais completo por trás dos processos logísticos. Dessa forma, é possível organizar-se de acordo com a distribuição dos produtos. 

Desse modo, tanto o armazenamento, como a separação e a entrega dos produtos são potencializados, aumentando tanto a agilidade como o desempenho financeiro.

Contribuir nas campanhas de marketing

Além do que falamos acima, a curva também terá resultados muito positivos em setores da empresa, como o marketing, por exemplo. Afinal, é possível ter um entendimento mais completo sobre os perfis de clientes. Dessa maneira, a comunicação entre empresa e seu público será muito mais eficiente através da curva ABC

Para mais artigos sobre temas relevantes para seu negócio, continue acompanhando nosso blog. Além disso, se precisar das melhores soluções em marketing, não deixe de acessar nosso site e conhecer todas as ferramentas que temos para potencializar seus resultados.