Google Shopping: gerando vendas em lojas virtuais

Se você tem uma loja virtual, provavelmente já ouviu falar do Google Shopping. Neste artigo, você descobrirá de vez tudo sobre o Google Shopping.
O que é o Google Shopping

O Google Shopping é um ótimo canal para você vender os produtos da sua loja virtual. Isso porque, quem busca por um produto específico, como “geladeira”, é surpreendido no começo da tela com diversas opções de preços, marcas e qualidade.

Além de estar no topo da página, o Google Shopping também tem outras vantagens, que vamos explorar neste artigo. Preparado (a)?!

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping é mais um canal do Google, que surgiu em 2002 para ajudar os usuários a encontrarem produtos em sites da internet.

Este canal é facilmente encontrado na página de resultados do Google, próximo às outras categorias, como “Todas”, “Imagens”, “Notícias” e “Vídeos” ou no link shopping.google.com.

Você provavelmente já foi impactado pelo Google Shopping e o print abaixo pode te ajudar a refrescar a sua memória:

Resultados de Pesquisa no Google Shopping por Geladeira

Este canal ganha muito destaque em comparação com a tradicional rede de pesquisa por trazer outras informações para o usuário: como o preço e a foto do produto, tornando a compra mais atrativa.

Para quem é o Google Shopping?

O Google Shopping é um excelente canal, porém não é qualquer empresa que pode utilizá-lo em sua estratégia de marketing.

O próprio Google traz em suas políticas e requisitos do Shopping quem pode utilizar este recurso.

Mas, de forma resumida, se você vende produtos, tem que se atentar que é proibido no Google Shopping:

  1. Produtos Falsificados;
  2. Produtos perigosos;
  3. Produtos que possibilitam comportamento desonesto, como softwares ou instruções para hackers, documentos falsificados, etc;
  4. Conteúdo inadequado, que façam bullying ou intimidem outro indivíduo, crueldade com os animais, etc.;
  5. Conteúdo sem suporte a listagens gratuitas;

Como mostrar meus produtos no Google Shopping?

O Google Shopping possui uma integração direta com outro serviço do Google, o Google Merchant.

Google Merchant é um serviço do Google onde você cria e gerencia os seus produtos através de um painel interativo e, por lá, é possível configurar a exibição dos seus produtos tanto na listagem gratuita quanto no anúncios do shopping.

Listagem gratuita

Até pouco tempo atrás não era possível exibir os seus produtos gratuitamente no Google Shopping no Brasil, mas, recentemente em Outubro de 2020 o Google finalmente liberou a listagem gratuita no nosso país.

Agora você pode exibir, gratuitamente, os produtos da sua loja virtual no Google Shopping.

Na imagem abaixo é possível ver os insights de acessos que a listagem gratuita gerou para o site de um dos nossos clientes de marketing para e-commerce.

Insights de Listagem Gratuita no Google Shopping

Anúncios do Shopping

Através do tráfego pago no Google Ads é possível exibir com destaque os produtos da sua loja virtual no Google Shopping.

Existem diversos locais onde o seu anúncio poderá aparecer, desde os resultados de pesquisa:

Resultados de Pesquisa por Misteira no Google Shopping - 1

Até na própria página do Google Shopping:

Resultados de Pesquisa por Misteira no Google Shopping - 2

Como melhorar o seu posicionamento no Google Shopping

Se você está na internet há um bom tempo já deve ter ouvido falar de SEO, que são técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados dos motores de busca como o Google.

Além disso, é de conhecimento geral que a empresa que está mais no topo dos resultados é, com certeza, mais acessada e vista pelos usuários.

Então, como fazer os meus produtos no Google Shopping saírem da página 3, 4, 5… do Google e irem para o topo do site?

Através da otimização do título do seu produto e, também, do conteúdo da sua página. O título do seu produto deve ter palavras-chave que são buscadas pelos usuários.

Por exemplo, se você vende uma batedeira, o nome do seu produto não pode ser apenas “Batedeira” ou “Batedeira Britânia”. É importante pensar em como o usuário buscará o seu produto!

Nós sugerimos a ferramenta Answer The Public, que mostra com base nas pesquisas do Google, o que os usuários pesquisam sobre um termo. Dá uma olhada lá, é uma ferramenta excelente!

Uma boa ideia seria trazer características no nome do produto:

  • Batedeira Philco 8 Velocidades 400W Prática

Além disso, é importante buscar melhorar a descrição do seu produto no site, trazendo informações úteis e originais sobre o produto.


Concluindo o nosso artigo sobre Google Shopping, reforçamos que o Shopping hoje em dia vai além dos anúncios no Google Ads

É possível fazer maravilhas com o Shopping em listagens gratuitas, desde que você dê atenção a este canal e, é claro, estude sobre as regras do Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Outros posts

stories para advogados

10 Ideias Criativas de Stories para Advogados no Instagram

Descubra 10 ideias criativas de stories para advogados! Aumente o engajamento, compartilhe dicas legais e humanize sua imagem profissional. Leve sua prática jurídica para um novo nível de visibilidade e conexão com o público.