Pesquisa de Hashtags – Tudo que você precisa saber sobre Hashtags

Hashtags são importantes. Não tem o que falar.

Mas, por que elas são importantes? Por que todo mundo no marketing de redes sociais está enlouquecendo com elas?

As hashtags ocupam um cargo importante na hora de transformar um perfil de 100 seguidores em um perfil de 100.000 seguidores, afinal, quase 70% das postagens do Instagram passarão despercebidas. Essa será a diferença entre “gastar o seu tempo no Instagram tentando conquistar um pouco de engajamento e alcance” e “conquistar um Instagram famoso e nadar em notas de dólares”.

Apenas por adicionar uma hashtag para a sua postagem pode aumentar o seu engajamento em 12.6% ou mais.

Portanto, você não pode simplesmente adicionar algumas hashtags (misturadas aqui e ali) à sua postagem de qualquer forma. Você precisa pesquisar, compilar e então testar hashtags repetitivamente para alcançar resultados interestelares.

Se você não está vendo um buraco enorme de diferença nos seus posts que tem hashtags e os posts que não tem hashtag, então toda a sua estratégia do instagram está comprometida.

E você PRECISA mudar isso. Aqui e agora. No final deste artigo você vai saber todas as boas práticas sobre Hashtags e como fazer uma boa pesquisa de hashtags.

6 Coisas para lembrar antes de iniciar a sua pesquisa de Hashtags.

1. Não copie e cole as mesmas hashtags em cada post

Você é tentado a usar as mesmas hashtags em cada post que você faz? Então pare agora. Essa é uma prática muito ruim.

Alterne as suas hashtags para cada novo post que você enviar para encontrar uma nova audiência (público) toda vez (e também aumentar o seu número de seguidores), teste novas combinações de hashtags. Uma certa hashtag pode trazer um bom engajamento hoje, mas falhar em trazer resultados significantes amanhã. Esta é a vida de uma hashtag, especialmente as baseadas em marca.

Uma boa forma de fazer isso é pesquisar e criar uma lista de 100 ou menos hashtags populares com o máximo de alcance no seu nicho, e então a cada vez que você postar uma nova postagem, escolha 30 hashtags relevantes da lista. Você também pode criar tipos de hashtags para usar em certos tipos de posts. Você também pode criar grupos de hashtags para usar em determinados tipos de postagem.

Então é só continuar pegando e escolhendo hashtags da lista e você estará pronto para continuar.

2. Evite Hashtags “enganosas”

Por que muitas marcas ainda estão adicionando #likeforlike, #follow4follow, #love e #goodday em suas postagens? POR QUÊ?

Essas genéricas e enganosas hashtags não fazem nada para incrementar o alcance ou aumentar o engajamento a longo prazo. E se você for sortudo, provavelmente vai ganhar algumas toneladas de comentários spam por bots.

Sua postagem não só se perderá em meio a um milhão de outras que são carregadas a cada instante nessas hashtags, como também você perderá um espaço precioso que poderia ter sido usado de forma mais sábia para uma hashtag que tenha sentido.

E tem mais, muitos usuários veem o uso dessas “hashtags de engajamento” como spam, e acabam saindo com maus olhos.

3. Quantas hashtags adicionar, afinal? O máximo de hashtags (até 30) super relevantes que você encontrar!

Se você acha que o Instagram vai penalizar você (derrubando ou aplicando shadowban na sua conta) por adicionar 30 hashtags, isso não é verdade.

Um head product do instagram mencionou recentemente que o Instagram não penaliza usuários por usarem mais de 30 hashtags, penaliza por usar um padrão de hashtags que não seja “saudável”, por assim dizer.

A regra é clara; use o máximo de hashtags relevantes que você encontrar. Quanto mais, melhor, desde que cada hashtag que você encontrar te dê mais engajamento e alcance.

4. Adicione hashtags nos seus comentários

Instagram é sobre criar uma experiência visualmente agradável para a sua audiência (público). Tudo deveria parecer sincronizado, bonito e perfeito.

Um “blocão” de hahstags na legenda quando os usuários clicam em “Leia mais” é um tanto quanto brochante.

E se você acha que adicionar as hashtags nos seus comentários irá afetar o seu engajamento de alguma forma, isso não é verdade.

Hashtags trabalham da mesmo forma, seja adicionado na legenda ou na seção de comentários.

Então, se você está procurando por:

  • Melhor experiência para o usuário;
  • Legenda limpa. .Sem distrações
  • Comece a obter mais engajamento na sua seção de comentários!

Para esconder essas hashtags nos comentários é bem simples, após postar, vá nos comentários e adicione vários pontos em linhas diferentes e no final adicione suas hashtags. Quando postar o comentário, as hashtags estarão “ocultas” na primeira visualização, antes do usuário abrir os comentários

print hashtags nos comentario

5. Use hashtags invisíveis nos stories

É fácil criar uma legenda ‘arrumadinha’ adicionando as hashtags na seção de comentários. Mas, como criar um stories limpo para o Instagram (e ainda adicionar hashtags)?

Usando as hashtags invisíveis!

hashtags invisiveis nos stories

Camufle as suas hashtags com a cor de fundo do stories ou esconda elas com uma figurinha. Ambas funcionam perfeitamente.

6. Uma boa ferramenta de hashtag será sua melhor amiga

Ao invés de usar a funão de busca do instagram que é super limitada e ficar minerando por hashtags, existem literalmente centenas de ferramentas para hashtags criadas para te ajudar a gerar hashtags, obter estatísticas sobre elas e muito mais. O melhor jeito de começar? Tentando utilizar uma delas, é claro!

108 ideias checklist posts
Baixe agora:
108 ideias de posts para o Instagram da sua empresa

Grupos de Hashtags (hashtags group)

Quando você está procurando por hashtags, com certeza irá passar por diferentes dipos de hashtags. Se você é uma indústria fitness, por exemplo:

  • #fitness
  • #fitnessaddict
  • #fitnessbrasil
  • #eatclean
  • #paleo
  • #cardio
  • #GirlsWhoLift
  • #GymLife
  • #sweatybettys

E mais e mais… a lista é infinita.

Todas essas hashtags pertencem a diferentes grupos, e cada grupo serve para um diferente propósito de marketing. Então, quando estiver criando uma estratégia de hashtags e listar ótimas hashtags para a sua postagem, você precisa saber qual grupo de hashtags  está usando e o porquê.

Mas, antes de falarmos mais sobre isso, vamos primeiro conversar sobre a competição por hashtags e o porquê disso ser tão importante.

Hashtags de Alta-densidade = Alta competição

Hashtags com mais de 500.000 postagens.

A cada segundo, um novo post é enviado para uma hashtag de alta-densidade, então o seu post vai ser ignorado em meio a tantos novos em pouquíssimo tempo. Embora seja difícil ranquear nos 9 primeiros posts das hashtags de alta-densidade, você ainda pode conseguir alguns likes e seguidores adicionando elas ao seu post.

Várias hashtags de marca também tem alta-densidade, mas devemos ter sempre em mente que essas hashtags tem como algo uma comunidade específica, e por isso tem um engajamento alto. Também podemos utilizar essas hashtags sem problemas. Exemplo de hashtags de marca: #cocacola, #nike, #adidas.

Hashtags de Baixa intensidade = baixa competição

Hashtags com menos de 500.000 posts.

Quando menor, melhor, isso porque a competição com outras postagens é baixa e as chances da sua postagem ser classificada nos primeiros lugares são grandes!

Então, qual densidade de hashtags você deve usar?

Ambas, atualmente. Um pouco de hashtags de alta-densidade misturada com muitas de baixa-densidade vai te ajudar a ranquear mais alto e alcançar grandes públicos. Agora, vamos voltar para os grupos de hashtags!

Hashtags de Comunidade

São hashtags que giram-se em torno de um pequeno nicho e comunidades. Ela são um pouco mais segmentadas que hashtags de nicho (veremos mais a frante) e a competição não é tão alta.

Por exemplo, #lovetheocena.

Incluir um pouco de hashtags de comunidade no seu post vai te ajudar a encontrar e se conectar com marcas e empreendedores com pensamento semelhante.

Hashtags de Marca

Na era digital, as hashtags de marca são equivalentes aos bons e velhos “slogans”. Ninguém fala de slogan mais; se eles gostam de uma marca, eles usam hashtags.

#warbyblue, #hudabeautyrosegoldpalette são hashtags de marca. Quanto maior e mais popular a marca, maior a competição dessas hashtags. Então, se você está começando agora e precisa aumentar a sua audiência, usar hashtags de outras marcas do seu nicho é uma boa estratégia. Isso também aumenta as suas chances de ser destacado por aquela marca, e vamos ser sinceros, quem não quer isso.

Um exemplo é a #issoéouro da coca-cola.

hashtag de marca coca cola


Hashtags de Descrição de Público (Audience descriptive hashtags)

Hashtags onde você está descrevendo a sua audiência são conhecidas como Hashtags de descrição de público. Então vamos assumir que você seja um instrutor fitness ou uma marca de produtos fitness. Você vai utilizar hashtags como #fitnesschicks para se conectar com a sua audiência.

É sempre uma boa ideia adicionar de 5 a 8 hashtags de descrição de público e seu post para alcançar uma base grande de pessoas, não importa em qual estágio do seu instagram você esteja (grande ou pequeno).

Hashtags de Descrição de Produto

Vamos imaginar que você seja um fotógrafo viajante. As hashtags que descrevem a sua profissão, suas câmeras, lentes, tripés ou qualquer outro equipamento que você usa são as hashtags de descrição de produto. Você também pode usar hashtags de marca da empresa que fabrica o seu produto (Nikon, uma marca de câmeras, se encaixaria bem neste caso).

Esse tipo de hashtags funcionam muito bem com produtos baseados em outras empresas.

Hashtags de Nicho

Essas hashtags são mais abrangentes e menos direcionadas que as hashtags de comunidade ou de marca. Se você é um artista de fibra, por exemplo, hashtags como #weaverfever ou #macrameart são hashtags de nicho.

Alta densidade e alcança uma grande base de usuários. Embora seja “ok” espalhar algumas dessas hashtags na sua postagem, adicionar muitas e somente focar nelas (porque são mais fáceis de encontrar e usar) é um grande erro.

Hashtags de Localização

Hashtags de localização são super direcionadas e funcionam maravilhosamente se você é um provedor de serviços locais ou um negócio de produtos locais, como um petshop ou restaurante. Adicionar a sua localização a qualquer tipo de de hashtags, vai transformar a sua hashtag em uma hashtag de localização.

Você pode ir além direcionando o seu país ou estado ou ser ainda mais específico, usando a sua cidade ou área. Depende de quem o seu público é.

Por exemplo, a Hashtags #restaurante se transforma em uma Hashtag de Localização quando você adiciona “emsaopaulo” nela, se tornando #restauranteemsaopaulo.

É uma ótima maneira de conseguir consumidores em potencial e gerar negócios via instagram.

Hashtags de Evento

Eventos e eventos culturais são uma forma popular de se obter seguidores de forma rápida. Esses seguidores podem até não permanece, mas se você deseja aumentar a sua contagem de seguidores o mais rápido possível, use essas hashtags com frequência e faça posts o máximo que der durante estes eventos.

Uma forma inteligente de usar essas hashtags é encontrando um evento (local ou não), criar um post que tenha ligação com ele (crie um produto que celebre esse evento, ofereça uma promoção ou crie uma postagem de parabéns) e então use a hashtag. Tenha certeza antes de que a hashtag não é uma de super-alta-intensidade, como #rockinrio, caso contrário você só irá se perder em meio a tantos outros.

Hashtags de “Curadores”

Existem diversas contas de curadores no instagram que fazem a curadoria de posts de diferentes nichos e então divulgam eles em seus perfis. Estas são aquelas contas que fazem repost.

Usar a hashtag de marca deles é uma ótima forma de ser divulgado em seus perfis e conhecer indivíduos semelhantes a você.

A Pesquisa de Hashtags

Agora, estamos na melhor parte – a pesquisa de hashtags, para encontrar as combinações corretas para as suas postagens de Instagram.

Muitas pessoas usam ferramentas para acelerar esse processo, mas ferramentas não irão te dar 100% dos melhores resultados. Só irão te dar um ponto de partida para a sua pesquisa de hashtags. Você ainda vai precisar fazer a sua própria pesquisa de forma manual para encontrar as hashtags mais efetivas e direcionadas a laser e que irão obter o máximo de alcance para o seu post.

Eu vou te apresentar como você pode fazer essa pesquisa de hashtags nos próximos tópicos!

Passo 1 – Procurando por postagens populares

Postagens do instagram com hashtags recebem um enorme número de 70% mais engajamento que postagens sem. Então, elas são mais populares e mais visíveis no instagram que postagens sem hashtags. Tudo que você precisa para fazer isso é encontrar o post mais popular do seu nicho, roube as hashtags deles e faça uma lista de ótimas hashtags que você possa usar no seu post.

Simples.

Dica: você também pode escancarar esses posts e dissecar eles para ver qual hashtag os fizeram tão populares e então emular aqueles componentes no seu post. Foi a arte? Foi a legenda?

Então, como encontrar postagens populares?

Estratégia 1 – Siga hashtags em tendência de nichos

O instagram permite que você siga hashtags. Uma vez que você segue uma hashtag, você irá ver todas as postagens mais populares naquela hashtag no seu feed e nos stories. Então quando você segue uma hashtag popular no seu nicho, os posts mais destacados que usaram aquela hashtag irão aparecer no seu feed e você poderá facilmente criar uma lista de todas as hashtags que eles usaram e então aplicar os conhecimentos adquiridos aqui.

Existem duas táticas simples para você seguidores hashtags popular.

Tática 1 – Roube a hashtag de um influencer

Clica em uma hashtag de nicho que uma influencer usou em seu post e siga ela.

Tática 2 – Vá para as tags e procure pela palavra chave do seu nicho

Agora, quando você seguir esta hashtag, você verá uma lista de hashtags relacionadas que você poderá seguir também. O instagram recomendará para você, logo abaixo do botão.

Siga ao menos 8 a 10 hashtags relevantes e você verá todos os posts populares com aquela hashtag. Se você está atingindo um público local, siga as hashtags de localização e siga as hashtags de tendências que aparecerem.

Faça uma lista com todas as hashtags que posts populares estão usando.

Você também pode continuar monitorando todas as hashtags que está seguindo e remove/adicionar mais hashtags, como também pode pesquisar por mais hashtags.

Estratégia 2 – Vá fundo na página de Exploração

Esta é uma forma antiga de encontrar hashtags populares no seu nicho.

  • Procure por palavras-chave do seu nicho, clique nas hashtags.
    • Clique em cada postagem do top 9 posts.
    • Faça uma lista de hashtags que eles estão usando (se as hashtags não estiverem na legenda, olhe nos comentários).
Estratégia 3 – Dá um Google!

Muitos influencers populares de nichos tem blogs onde eles postagem suas estratégias para instagram. Você sempre encontrará vários posts tendo hashtags populares e então usar.

Por exemplo, se você é um fotografo viajante,

print fotografo viajante

Agora, adicione todas as hashtags que encontrar em uma planilha de excel.

Passo 2 – Filtre, elimine e escolha a melhor das melhores hashtags

Nem todas hashtags que você encontrar poderão ser usadas. Você precisar filtrar essa lista e eliminar todas as hashtags que são “menos usáveis” para a sua marca e organizar as que restaram em grupos.

  • Prmeiro, remova todas as hashtags genéricas que não são derivadas da sua “indústria”/nicho. Então, hashtags como #likeforlike, #beautifulday, #sunset e outra. Apague elas.
  • Remova hashtags que aparecem mais de uma vez.
  • Proxímo, remova hashtags de localização que você não faça parte ou não tenha sentido com seu negócio ou a sua audiência não está nelas. Se você está buscando atingir uma audiência remota e internacional, então deixe-as.
  • Também, remove qualquer outra hashtag que você ache que seja completamente irrelevante para a sua marca, pesquisando no instagram e olhando os posts que aparecerem. Se aparecerem muitos spam, elimine essa hashtag.

Quando estiver “re-procurando” pelas hashtags que restaram, pergunte-se a si mesmo:

  • É uma hashtag de super-alta densidade? Qualquer hashtag com mais de um milhão de posts é uma hashtag de extremamente alta-densidade que não vai de ajudar muito. De qualquer forma, não apague essas hashtags, apenas mude a cor delas para vermelho e então você saberá que estas hashtags são de alta intensidade. Você pode usar essas hashtags esporadicamente ou quando você quiser conquistar muitos seguidores.
  • Esta hashtag é de baixa intensidade? Qualquer hashtag com menos de 100 posts não vale a pena usar. A não ser que seja uma hashtag de marca que a sua audiência possa estar seguindo. Colora essas hashtags de azul. Você pode usar elas se houver um aumento de postagens algum tempo depois.
  • Que grupo essas hashtag é? Colora todas as hashtags de marca de uma cor, as hashtags de localização de outra cor, etc…
Planilha com uma lista de Hashtags, resultado de uma Pesquisa de Hashtags.

Quanto mais hashtags na lista, melhor. Faça uma lista de 30 hashtags com um pouco de cada grupo e então use em seu post. Faça uma lista com 30 hashtags diferentes e então use em seu post. Teste as combinações de hashtag para ver qual delas vai trazer melhores resultados.

Você encontrará hashtags de marca, hashtags curadoras, hashtags de localização, e muito mais hashtags através dessa estratégia. Tempo ao tempo, continue repetindo esse exercício e atualize sua lista de hashtag, dessa forma você não perderá nenhuma nova hashtag super-ativo ou de nova marca que estourou no mercado.

Roube, Filtre, Teste

Um resumo desse post.

Faça disso um mantra para suas estratégias e pesquisa de hashtags do instagram e com cada post hashtaggeado você novos seguidores, mais engajamento e construir uma comunidade leal.

Esse post é uma tradução do artigo publicado pela Jumper Media, chamado Instagram Hashtag Research.

108 ideias checklist posts
Baixe agora:
108 ideias de posts para o Instagram da sua empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Outros posts

stories para advogados

10 Ideias Criativas de Stories para Advogados no Instagram

Descubra 10 ideias criativas de stories para advogados! Aumente o engajamento, compartilhe dicas legais e humanize sua imagem profissional. Leve sua prática jurídica para um novo nível de visibilidade e conexão com o público.