Se está buscando alcançar mais pessoas, está no lugar certo. Neste artigo iremos mostrar como usar o Google Ads para advogados conquistarem mais clientes por meio da internet.

O que é o Google Ads?

O Google Ads é a plataforma de gestão de anúncios do Google e através dele, você consegue anunciar nos mais diversos canais da Internet.

Indo muito além da rede de pesquisa que todo mundo conhece (print a seguir), o Google Ads também conta com a rede de Display, como o YouTube, Sites de Parceiros que recebem um determinado valor para exibir anúncios do Google, Google Maps, Google Shopping, gmail e outros.

O Google Ads tem uma grande vantagem relacionada a rede de pesquisa, que é a intencionalidade. O usuário que pesquisa por algum produto ou serviço tem a intenção de saber mais e realizar uma compra.

Logo, a tendência é que os usuários que entrarem em contato com você sejam mais qualificados que os que viriam pelo Meta Ads, por exemplo.

Mas, sem mais delongas, como começar no Google Ads e criar minha primeira campanha?

Como criar uma conta no Google Ads

Para criar uma conta no Google Ads, você precisa acessar o site da plataforma, o ads.google.com

Já na tela principal, é possível encontrar o botão grande, azul, chamado Começar Agora.

Feito isso, basta entrar com a sua conta do Google e dar prosseguimento aos próximos passos.

1. como criar uma conta no google ads

A primeira coisa que você verá ao entrar na sua conta é a tela de criação de campanha inteligente. 

Nós indicamos que você mude para o modo especialista, clicando no link no rodapé da página.

2. como mudar para o modo especialista do google ads

Ao mudar para o modo especialista, você será redirecionado efetivamente para a tela de criação de campanha.

Criando a primeira campanha no Google Ads

A criação de uma campanha no Google Ads é dividida em várias etapas. Para criar uma campanha no Google Ads você precisa definir:

  • Objetivo da campanha;
  • Nome e site da empresa;
  • Palavras-chave;
  • Segmentação; 
3. Objetivos do Google Ads

Objetivo da Campanha:

O objetivo da campanha é, de forma resumida, o que você quer obter com a campanha que está criando. Existem diversos objetivos que você pode selecionar, como:

  • Vendas: caso o seu foco seja a venda de produtos, por exemplo, que são comprados diretamente pelo site, este é o seu objetivo;
  • Leads: se você presta serviço (advogado, por exemplo), este provavelmente é o primeiro objetivo que você deve trabalhar;
  • Tráfego do site: se o seu objetivo é levar o máximo de pessoas para dentro do seu site, sem visar necessariamente uma ação específica;
  • Consideração de produto e marca: mais focado em vídeo, este objetivo é para incentivar uma compra indireta;
  • Alcance e reconhecimento de marca: indicado para empresas que rodam outros anúncios, já que o foco é aparecer o máximo possível para o máximo de pessoas possíveis e reforçar a lembrança. Se é a sua primeira campanha, não recomendamos o uso;
  • Promoção de App: se você tem um App, poderá impulsionar ele e gerar instalações. Posteriormente, é possível mudar o foco para vendas no app;
  • Visitas a lojas locais e promoções: se o seu objetivo é gerar visitas no seu negócio local, sem a intermediação de um site, por exemplo, este objetivo pode te ajudar;
  • Criar uma campanha sem meta/objetivo: se você não se identificou com nenhum desses, pode selecionar este último objetivo. Assim, todos os canais (passo seguinte) ficam disponíveis para você escolher.

Tipo de campanha

Ao clicar em um dos objetivos, surgem tipos de campanha adequados para aquele objetivo específico. O tipo de campanha, de forma resumida, define o canal onde os seus anúncios serão veiculados. 

Existem diversos tipos de campanha, cada uma anunciando em locais diferentes e exigindo tipos diferentes de anúncios (vídeo, texto, imagem, etc).

Para não tornar o artigo extenso demais, não vamos explorar um por um. Porém, já adianto, com base na nossa experiência como agência de marketing digital: comece com a rede de pesquisa.

Entretanto, vale ressaltar a necessidade da criação de um site, para receber as pessoas que encontrarem seu anúncio. Sem um site, seus resultados podem não ser satisfatórios.

Resultados esperados pela campanha (extensões)

Uma vez selecionado o tipo de campanha, você irá se deparar com a possibilidade de marcar o resultado esperado pela campanha. Neste caso, não indicamos marcar.

4. Resultados esperados pela campanha do google ads

Definido tudo isso, basta clicar em continuar para acessar a próxima página, onde faremos algumas configurações gerais da campanha, como segmentação e orçamento.

Nome da Campanha

5. nome da campanha

Em nome da campanha, você deve inserir um nome sugestivo e que te ajude a lembrar sobre o que é aquela campanha só de ler.

Redes

image9

Quando falamos das redes, você pode decidir se inclui parceiros do Google (pesquisas em outros sites) e se utiliza a rede de display na sua campanha.

Particularmente, não tivemos boas experiências com campanhas iniciais, então sugerimos desmarcar todas as opções e focar na rede padrão.

Segmentação e segmentos de públicos-alvo

image5

É possível segmentar sua campanha para locais específicos, bastando selecionar. Além disso, é necessário dizer para qual idioma você deseja segmentar.

Caso decida por anunciar apenas para o Brasil, ainda assim indicamos adicionar o idioma inglês também. Isto porque, alguns usuários brasileiros (ou não) podem utilizar o computador ou celular no idioma inglês. E você não vai querer perdê-los, certo?

Já em segmentos de público-alvo, não nos aprofundaremos aqui, mas de forma resumida você pode decidir anunciar para pessoas com base em comportamentos, pesquisas e dados que o Google tem. Caso queira saber mais, clique aqui para ler a central do Google.

Orçamento e lances

Na próxima seção, definimos o orçamento diário que queremos investir e qual o tipo de lance que iremos utilizar.

image1

No caso do orçamento, o Google e nós, da agência Hatoria, indicamos no mínimo R$ 20,00 por dia (R$ 600,00 por mês). Assim, você já conseguirá ter uma boa visibilidade.

Já nos lances, caso sua conta seja uma conta nova, provavelmente a melhor opção é seguir com Cliques. No entanto, se você já tem histórico nessa conta, talvez Conversões seja uma opção mais adequada.

No caso de utilizar as conversões, vale ressaltar que é necessário que as tags do Google Ads estejam bem configuradas no seu site.


Se você não sabe o que é isso, nem como fazer isso, pode contar com uma assessoria nessa área. A Hatoria pode te ajudar a realizar essa implementação, basta solicitar um orçamento gratuito.

Definidos orçamento e lance, basta clicar em salvar e continuar para dar andamento para a penúltima etapa da nossa criação: grupos de anúncios.

Grupos de Anúncio no Google Ads

Os grupos de Anúncio no Google Ads são a forma de organizar os seus anúncios de acordo com suas palavras-chave.

Por exemplo, em um grupo de anúncios você pode adicionar palavras-chave relacionadas a busca por advogado tributarista, e em outro, busca por advogado de família.

No nosso exemplo, vamos criar apenas um grupo de anúncios, para não nos estendermos muito.

O primeiro passo é definir o nome do grupo de anúncio, que deve ser sugestivo, bem como o nome da campanha foi.

Já o segundo passo (e mais importante) é definir as palavras-chave para quais iremos anunciar. Você pode contar com uma ferramenta do Google para te ajudar a definir as palavras-chave, informando um site de um concorrente ou um serviço.

Ou, você pode definir suas palavras-chave de forma manual, também.

Definindo as palavras-chave da campanha

As palavras-chave podem ser de três tipos:

  • Correspondência ampla: para anunciar para usuários que buscaram por algum termo da palavra-chave, de forma ampla, como o próprio nome sugere, esta é a correspondência que você está buscando;
  • Correspondência de frase: para anunciar para usuários que buscaram por termos muito próximos do que você definiu, utilize a correspondência de frase;
  • Correspondência Exata: para anunciar para usuários que buscaram uma palavra-chave exatamente da forma que você especificar, utilize essa correspondência.

Para dizer se uma palavra-chave é ampla, basta digitá-la na caixa. Já para dizer que é De Frase, precisa englobar ela com aspas duplas. E por último, correspondência Exata, englobe-a com Colchetes. 

Exemplo:

image4

Atenção: Como pode ver no exemplo acima, as palavras-chave devem ser definidas em linhas distintas.

Criando os anúncios

Definidas as palavras-chave, finalmente, chegamos na última etapa: criar os anúncios no Google Ads.

A tela que se abre é dividida em duas partes:

  • Configuração: lado esquerdo onde configuramos o anúncio;
  • Visualização: lado direito, onde temos uma prévia de como ficará o anúncio.

Vamos falar sobre os campos que compõem o nosso anúncio.

URL Final

Para qual url você deseja enviar o seu usuário quando ele clicar no seu anúncio? Normalmente, é indicado encaminhar seu usuário para um site.

Caminho de exibição

O caminho de exibição é a forma como o seu link será exibido para o usuário. Veja exemplos:

image18
image2
Títulos

Você pode adicionar até 15 títulos de até 30 caracteres, que comporão a parte principal do seu anúncio.

image13

A sugestão aqui é sempre lembrar das palavras-chave utilizadas e tentar adicionar aos títulos, para que o usuário se identifique melhor com o seu anúncio.

Outra dica importante é incluir CTA’s, isto é, chamadas para ação, do tipo “Fale Conosco”, “Fale com um Especialista” e outras chamadas que possam incentivar o clique do usuário.

Capriche no anúncio, pois é ele quem vai fazer o seu potencial cliente tomar a decisão de conhecer o seu site.

Descrições
image7

As descrições da mesma forma devem ser bem explicativas, mostrando autoridade, especialidade, tomando cuidado para não ferir as normas éticas da OAB.

Te explorar as possíveis dor do usuário, necessidades, para gerar reconhecimento por parte do usuário e convencimento.

Publicando a campanha

Uma vez que o seu anúncio está pronto, você pode criar mais um anúncio ou simplesmente salvar a sua campanha clicando no botão azul para publicar.

Parabéns, campanha publicada! O próximo passo é aguardar a análise e aprovação do Google e ficar bem atento ao seu telefone e e-mail para entregar um atendimento de qualidade.

Como ter ideias de palavras-chave para Google Ads para Advogados?

Um dos trabalhos fundamentais na gestão de tráfego pago para Google Ads é a gestão de palavras-chave.

Como dito anteriormente, é através da busca do usuário que nosso anúncio é exibido, e selecionar boas palavras-chave podem te ajudar a melhorar os resultados da sua campanha.

Para ter novas ideias de palavras-chave, existem diversas ferramentas na internet, vamos conhecer algumas?

Planejador de Palavras-chave do Google Ads

O planejador de palavras-chave é uma ferramenta que está presente no próprio Google Ads, como pode ver na imagem a seguir.

image17

Para encontrar a ferramenta, basta ir no menu Ferram. e Config. e então acessar a opção Planejador de Palavras-chave.

Uma vez na ferramenta, existem duas opções:

image15

Na opção de Descobrir novas palavras-chave, você pode fornecer ao Google um site para ele procurar palavras-chave relacionadas ao conteúdo ou até palavras-chave parecidas que o Google deve se basear.

Já em ver volume de pesquisas e previsões, é uma ferramenta mais voltada para você verificar qual o volume de buscas tem para as palavras-chave que você quiser.

Não vamos nos aprofundar, mas a ferramenta é super completa e com certeza vai te auxiliar nessa caminhada.

Answer The Public

O Answer The Public é uma ferramenta já muito conhecida e utilizada, mas que vale sempre a pena trazer aqui.

De forma resumida, o Answer The Public te mostra o que o Google sugere em termos de pesquisa para alguma pesquisa específica.

Por exemplo, quando iniciamos uma busca por Agência de Marketing, logo o Google completa com algumas sugestões:

image11

Essas sugestões, na grande maioria, significam termos muitos buscados e pode te ajudar a ter ideias de palavras-chave.

E para você não ter que fazer isso para cada variação, surgiu o Answer The Public:

image6

Basta digitar o termo, selecionar o país e idioma e ver a mágica acontecer.

UberSuggest

Por último, mas não menos importante, dos mesmos donos do AnswerThePublic, temos a ferramenta UberSuggest.

image16

A ferramenta do UberSuggest é super completa e você pode acessar clicando no link a seguir: https://neilpatel.com/br/ubersuggest/.

O 80/20 do Google Ads para Advogados

Para Pareto, 80% dos resultados dependem de 20% dos esforços aplicados. No Google Ads, o 80/20 da sua campanha é a negativação de palavras-chave que não fazem sentido para o seu negócio.

Ao gerenciar a sua campanha, é possível ter acesso a aba de Palavras-chave Negativas. Que nada mais são que as palavras-chave para quais você não quer aparecer em hipótese alguma.

Palavras-chave como grátis, curso, gratuito, etc., podem não ser do seu interesse e, por isso, você deve negativá-las para diminuir seus gastos de forma desnecessária.

Contrate uma assessoria experiente em Google Ads para advogados

Fazer a gestão de tráfego pago do seu escritório pode ser uma tarefa árdua e demorada, pois existem diversas otimizações que devem ser feitas para continuar trazendo bons resultados para o seu negócio.

Por isso, existem empresas como a Agência Hatoria, uma agência de marketing digital experiente na área do marketing jurídico e com resultados comprovados, que podem te ajudar a maximizar os seus resultados.

Contratar uma assessoria em marketing digital experiente é dedicar o seu tempo para as demandas jurídicas e ter a certeza de que o seu marketing está em boas mãos.

Se você tem um escritório, é autônomo, e gostaria de utilizar o Google Ads a seu favor para se destacar entre seus concorrentes, aparecer para seus potenciais clientes e gerar novos contratos de honorários, solicite um orçamento gratuito com nossos especialistas. Podemos te ajudar!