O tráfego pago é inegavelmente a principal forma de captação de clientes no marketing digital em 2023. Aqui na Hatoria, temos dezenas de advogados que investem ativamente na compra de mídia todos os meses e geram novos contratos de honorários.
Mas ao começar a explorar o mundo do tráfego pago, surge uma dúvida entre as duas principais plataformas: por onde começar, Google Ads x Meta Ads (Facebook Ads)? Vamos conversar sobre as duas plataformas e te dar um direcionamento correto.
Só para conceituar, o que é o tráfego pago?
O tráfego, por si só, é o movimento de usuários (pessoas) em um determinado local, seja na rua, no Shopping ou, quando trazemos para o digital, no seu site.
Além do seu site, é possível gerar tráfego para seu perfil do instagram, página do Facebook, LinkedIn e outros canais que fizerem sentido para sua estratégia.
Quando você paga para a plataforma que irá veicular seu anúncio, o tráfego torna-se o chamado Tráfego Pago.
Então, de forma resumida, tráfego pago é todo tráfego gerado para o seu ambiente de forma paga. A famosa compra de mídia.
Tráfego pago com Google Ads
O Google Ads teve sua primeira versão lançada em 2000 e desde então, a plataforma tem liderado o mercado em termos de captação de investimento em mídia paga.
Antigamente chamado de Google Adwords, hoje é possível anunciar nos mais diversos canais no ecossistema Google, como no YouTube, Gmail, Rede de resultados do Google e em sites de parceiros que recebem para mostrar seus banners.
Embora existam todos esses canais, o Google Ads é referência na rede de pesquisas, que caso você ainda não tenha identificado, são os resultados marcados com “Patrocinado”.
Tráfego pago com Meta Ads
O Meta Ads não perde espaço quando se trata na aquisição de mídia paga, permitindo o anunciante exibir seus anúncios em canais como Instagram (Feed, Stories, Reels e outros), Facebook (Feed, Stories, Reels, Barras Laterais) e Instant Articles e outros.
Hoje, é possível anunciar focando nos mais diversos objetivos, desde geração de Leads (cadastro), vendas em e-commerce, alcance, reconhecimento de marca, engajamento com conta do Facebook e Instagram, até instalação de apps.
Por qual plataforma devo começar: Google Ads x Meta Ads?
A resposta mais simples é: depende. Sim, depende do seu negócio e do seu público. Mas temos uma regrinha aqui:
- Se o seu produto/serviço é de necessidade imediata, Google. Senão, Meta Ads.
Por exemplo, a pessoa que busca por “Advogado perto de mim” no Google, está no mínimo precisando consultar um advogado. Por isso, aqui na Hatoria, sempre recomendamos aos nossos clientes advogados começarem com o Google Ads.
Nenhum usuário (ou pelo menos praticamente nenhum) vai ficar “rolando” a tela do Instagram ou Facebook esperando que apareça um anúncio de advogado para ele.
Da mesma forma, um chaveiro, por exemplo, um encanador, etc. Se o seu serviço é de necessidade imediata: vai de Google que é sucesso.
Já, se você precisa convencer a pessoa a comprar seu produto ou serviço, então o Meta Ads pode ser o melhor canal para se começar.
Quantos reais investir em cada plataforma?
Em ambos os casos, tanto no Meta Ads quanto no Google Ads, nós recomendamos investir no mínimo R$ 1.000,00/mês. É um orçamento que te dá uma noção melhor em termos de resultados, permite realizar mais testes e validar mais estratégias em um menor período de tempo.
Entretanto, o Meta Ads permite que você anuncie o equivalente a um dolar (convertido para Reais) por dia, já o Google Ads não delimita um valor mínimo, ficando a seu critério.
Já tivemos casos aqui na Hatoria com advogados que decidiram testar o Google Ads e investiram R$ 300,00 para veicular por 15 dias as campanhas, por exemplo.
Como criar minha primeira campanha no Google Ads
O que sempre recomendamos aqui é: tenha um site básico, ao menos, para receber o seu cliente. Afinal, tráfego pago bom não cura oferta ruim.
Por isso, o primeiro passo é criar um site institucional, para recepcionar seus usuários e incentivá-los a entrar em contato com você.
Tendo essa estrutura pronta, é hora de criar sua primeira campanha no Google Ads. Caso queira aprender com um passo a passo, clique no link para acessar nosso artigo completo.
Conclusão
Como dito, nossa especialidade na Hatoria é a gestão de tráfego pago, por isso, todas as informações passadas aqui são baseadas em nossa experiência de mais de 3 anos investindo nos mais diversos nichos de mercado.
Existe uma máxima de que tráfego pago é teste. Então teste. Tente o Google Ads, Meta Ads, LinkedIn Ads… até encontrar o melhor canal para seu negócio.
Se você quer contar com uma agência especializada em tráfego pago para criar seus anúncios, contando também com todo o aprendizado que geramos após centenas de milhares investidos, entre em contato e solicite um orçamento gratuito.