O logotipo para advogados é uma das coisas mais importantes no começo da carreira do profissional do direito.
Dizemos isso porque aqui na Hatoria, uma agência de marketing digital para advogados, todo material desenvolvido é com base no logotipo do advogado.
Além disso, seus cartões de visitas, papel timbrado, faixada e outros recursos usados na sua divulgação devem seguir o seu logotipo.
Porém, a dúvida mais comum é: onde encontrar um designer de logotipos para advogados de qualidade e que entregue um trabalho de excelência? Vamos descobrir neste artigo, com base em nossa experiência com mais de 500 designers.
O que deve ser entregue no serviço de criação de identidade visual?
É muito comum encontrar designers que apenas criam o seu logotipo, mas não te entregam o design dos materiais impressos, capas para redes sociais e outros materiais que são essenciais para o advogado ainda hoje.
Por isso, ao contratar um designer se atente se ele entrega ao menos as informações e materiais a seguir:
- Logotipo;
- Aplicação do logotipo em diversos fundos (escuros e claros);
- Logotipo nos formatos PNG, PDF e SVG;
- Variação do logotipo quando na vertical e quando na horizontal (se existir essa variação);
- Paleta de Cores;
- Cores em Hexadecimal;
- Cores em CMYK;
- Impressos
Aqui vale ressaltar que o designer normalmente vai te entregar apenas o design do material, não o material impresso em mãos. Você deve procurar uma papelaria de confiança para realizar a impressão.- Cartão de visitas;
- Papel Timbrado (respeitando as margens da ABNT2);
- Envelope;
- Pasta A4;
- Camisa;
- Digital
- Capa do Facebook, LinkedIn Company Page (página de empresa do linkedin), JusBrasil;
- Foto de perfil para Facebook, Instagram, LinkedIn Page, Jusbrasil;
- Capa para Destaques do Instagram;
- Manual da Marca
O Manual da Marca é um manual explicando como a marca pode ou não pode ser utilizada e suas aplicações nos mais diversos formatos e fundos.
Onde encontrar um designer de logotipo para advogados?
Encontrar um designer de logotipo é relativamente fácil hoje em dia, mas é muito mais recomendado que você busque por designers que tenham experiência no setor jurídico.
Você pode utilizar algumas plataformas para publicar a sua demanda (recomendo usar o escopo que passamos mais acima) e esperar as propostas dos designers.
Plataformas para encontrar designers de logotipo
Existem diversas plataformas para encontrar designers de logotipo e publicar seu projeto. Vamos falar de alguma delas.
1. 99Freelas
Na 99Freelas é possível publicar o seu projeto, adicionando o título da demanda, qual o tipo de demanda, nível de experiência da pessoa no projeto (quanto mais experiente, mais caras tendem a ser as propostas), prazo e as habilidades necessárias.
2. Workana
Já no Workana, outra plataforma muito conhecida para contratação de freelancers, existe um nível maior de detalhamento do projeto.
Por isso, e pela plataforma ter um nível mais premium de funcionalidades, a tendência é que as propostas venham mais qualificadas e, também, o nível dos profissionais tende a ser maior.
3. Behance
O Behance nada mais é que um site de portfolio, onde os designers publicam seus projetos para apreciação geral.
Você pode acessar o site behance.net e pesquisar por “identidade visual para advogados” ou “logotipo para advogados”, ver os projetos e então entrar em contato ativamente com o designer solicitando uma proposta.
4. Legis Partners
A Legis Marcas é uma empresa especialista no registro de marcas e conta com parceiros de diversas áreas, uma delas a de design de marcas.
Dessa forma, eles listam todos os parceiros em seu site, na página de “Parceiros”, e você pode entrar em contato com eles através de lá.
O que avaliar na hora de contratar um designer de logotipo?
Uma das coisas mais importantes é avaliar a qualidade do portfolio do designer. Então verifique sempre se:
- Existe um volume de projetos já existente ou aparentemente o designer está começando agora?
- Ele (a) já criou algum logotipo no meio jurídico (advogados, escritórios, etc)?
- No portfolio, mostra outros materiais ou apenas um logotipo simples de cada projeto?
- Ao jogar o nome do designer ou do estudo de design no Google, você encontra avaliações positivas ou negativas;
Como passar um bom briefing para o designer
Outra parte extremamente importante do processo é passar a sua visão do que você quer em termos de logotipo.
Para isso, recomendamos que você separe ao menos 3 referências – que podem ser até do Behance mesmo ou do Pinterest – e envie para o designer explicando exatamente o que você gostou em cada um dos projetos.
Ao trazer isso, além de responder o briefing padrão que o designer envia, você mostra exatamente o que está buscando e, assim, a tendência é que o resultado te agrade.
Dicas finais para criar um logotipo
Primeiramente, o logotipo não deve ser negligenciado: então não busque economizar nessa etapa. Se você tem orçamento disponível, faça o uso.
Afinal, o logotipo é a marca da sua empresa, é o que representa seu negócio no digital, no físico e por onde quer que você vá.
E por último, quando receber seu logotipo e identidade visual, envie para outros profissionais de confiança e peça a opinião deles. Assim, você terá uma terceira visão e encontrar problemas que talvez, sozinho, não encontraria.
Depois de criar o seu logotipo e identidade visual, invista na criação de um site personalizado, pois é com o site que seu escritório será encontrado no Google e em outros buscadores.