fbpx

5 coisas que todo site institucional deve ter em 2021

Estamos em 2021, mas o seu site está em 1990? Esse post é para você.
Capa - 5 coisas que todo site institucional deve ter

Lembro até hoje da época em que as empresas criavam sites por mera “obrigação social”. Afinal, um site institucional era algo que afetava diretamente na opinião das pessoas sobre a seriedade daquela empresa.

Hoje em dia, não existe mais um apelo tão grande por esse lado. O site deixou de ser utilizado como uma URL no cartão de visitas.

Com a chegada dessa nova “geração do Marketing” e a divulgação do Inbound Marketing, o site institucional passou a ganhar um grande papel na geração de oportunidades de negócios.

E você acredita que em pleno 2021 existem sites que foram criados lá em 2010 no ar, sem gerar novos clientes, só “marcando presença”? E é por isso que eu separei 5 coisas que todo site institucional DEVE ter para alcançar grandes desempenhos e ser mais um canal de vendas para sua empresa.

1. Integração com o Facebook Pixel e Google Ads

Se você anuncia ou pensa em anunciar no Facebook ou Google, com certeza vai precisar instalar as famosas “Tags” de acompanhamento das duas plataformas. Essas tags nada mais são que um trecho de código que permite que o Face ou o Google tenham acesso às informações de acessos do seu site.

Então, quando um usuário acessa o seu site, o Facebook Pixel automaticamente envia uma “mensagem” para a rede social avisando que aquele usuário acessou o seu site. O mesmo com o Google Ads, que envia essa “mensagem” para o próprio Google.

Crie Facebook Pixel para seu Site Institucional

Mas se você acha que só precisa instalar essas tags no seu site se for anunciar, está COMPLETAMENTE enganado.

O Pixel é como uma pessoa, aprende observando e com o tempo. Quanto mais tempo tiver no seu site, mais dados ele coleta e mais inteligente vai se tornando.

Então, se você instalar o seu Pixel do Facebook ou do Google agora no seu site, quando decidir anunciar nas plataformas, poderá ter públicos bem mais qualificados, o que reduz muito o custo do seu tráfego pago.

2 – Popups e formulários de captura de leads

Sabe aqueles popups que aparecem quando você vai sair de uma página pedindo suas informações como nome, telefone e email? Eles são ótimas vias para transformar os seus visitantes anônimos em potenciais clientes.

Capturar as informações do seu usuário é importante para a sua empresa. Se bem nutrido, um usuário que acessou a sua página sem intenção alguma há algum tempo, pode ser tornar um cliente fiel da sua marca.

E não basta espalhar popups pelo seu site não, viu? A Popup deve fazer sentido para o seu usuário.

Por exemplo, se ele está lendo algum conteúdo sobre gestão de redes sociais e ter a intenção de sair do site, a popup que deve aparecer deve ter relação com o assunto. Um e-book sobre dicas para produzir conteúdo para redes sociais em troca das informações do usuário.

image
Popup da Contabilizei para captura de clientes.

E não é só com popup que se converte o usuário. Também podemos usar aqueles formulários no meio do conteúdo para o usuário se inscrever na Newsletter da empresa. Esta é outra forma de captar as informações dele.

image 1
Popup do site Anderson Hernandes para Captura de Leads.

Se o seu site institucional ainda não tem um pop-up e não captura os seus leads, você pode estar perdendo muitas oportunidades de negócios. Então, busque implementar essas popups o mais rápido possível!

3 – Um blog para geração de conteúdo

Você notou que eu mencionei a criação de e-books no tópico acima? Isso é porque o conteúdo de valor, como e-books, artigos de blog, infográficos e outros materiais, se tornou tão importante que o blog deixou de ser um instrumento para compartilhar experiências.

Um blog pode ser o seu maior aliado para propagar a sua palavra e ser encontrado por novos usuários. Se você conheceu a Hatoria através deste artigo, já pode comprovar o poder de um blog.

Isso se dá porque quanto mais postagens (de qualidade) você tiver no seu site, mais páginas o Google e outros buscadores irão indexar nos resultados, e quando algum usuário buscar por termos que tenham no seu artigo, o seu site será exibido.

Print com resultado de busca do Google, mostrando um site institucional que produz conteúdo para blog.
Resultado para pesquisa de “como calcular ticket médio”. A Conta Azul conseguiu alcançar usuários com post de blog.

É por isso que o blog é uma peça indispensável das nossas estratégias de marketing e SEO, e por isso que também deveria ser indispensável para o seu site.

4 – Velocidade otimizada para celulares

Eu sei, eu sei, em todo artigo eles dizem sobre a velocidade de um site da sua empresa. Mas é impossível fazer uma lista dessas e não falar sobre a velocidade do seu site.

Você, assim como eu, provavelmente vive numa rotina de correria. E não estamos sozinhos nessa, e por isso 40% dos participantes de uma pesquisa conduzida pela FGV, em 2018, disseram não esperar mais de 3 segundos até que uma página carregue.

Uma velocidade ruim não afeta somente na experiência do seu usuário, afeta nos resultados com tráfego pago, além do Google descontar “pontos” de quem tiver um site considerado lento. Vai arriscar?

Aqui na Hatoria nós utilizamos a ferramenta do Google, o Google PageSpeed Insights. Nessa ferramenta ele te mostra os principais erros do seu site e atribui uma pontuação para o seu site. Seu objetivo é atingir 100%.

5 – SEO é importante, se você quer crescer

O SEO (Otimização de Motor de Busca) são várias técnicas e conhecimentos que permitem que você otimize o seu site, posicionando as palavras chaves corretas, corrigindo os erros apontadas e vários outras ações.
Essas otimizações todas tem um objetivo: posicionar o seu site no topo do Google de forma orgânica, isto é, sem pagar nada.

Diferentemente do tráfego pago, o SEO não vai trazer resultado a curto prazo, é um trabalho que te renderá frutos a longo prazo apenas. Mas serão ótimos frutos, haha.

Além de você (que agora sabe), muitas outras empresas já buscaram otimizar seus sites e por isso a competição está cada vez mais acirrada.

O SEO é uma das principais “ferramentas” para o Inbound Marketing também, e ter um site otimizado é estar até cinco passos a frente do seu concorrente.


Ter um site que faça sucesso em 2021 não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível.

Nós da Hatoria temos em mente todos esses conceitos que você leu acima, e por isso todos os sites que criamos já são integradas as ferramentas de tráfego pago, popups e formulários de captação de leads, otimizamos a velocidade, e o nosso diferencial: um profissional de SEO otimiza os sites que criamos.

Agora eu quero saber de você: quais pontos ainda precisa melhorar no seu site? E quais você já aplicava sem saber que era tão importante? Deixa nos comentários!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email