Matriz BCG para Loja Virtual: tudo que você precisa saber para aplicar ainda hoje!

Quer potencializar as vendas do seu e-commerce? No texto de hoje, vamos te mostrar que isso é possível, através da matriz BCG. Confira!
Matriz BCG

A matriz BCG criada por Bruce Henderson é um importante indicador que as lojas, tanto virtuais como físicas, podem tirar muito proveito na hora de pensar na venda de um produto ou serviço. Dessa forma, estamos falando de um importante potencializador de resultados.

Isso porque, uma empresa é basicamente seus produtos/serviços e a forma que os clientes se relacionam com eles. Dessa maneira, na hora de vender é preciso entender como esse produto/serviço está funcionando dentro do mercado.

Afinal, é preciso entender muito bem o contexto que seus produtos estão, para conseguir traçar estratégias de vendas e de marketing que, de fato, funcionem. E é justamente sobre essa matriz que falaremos no texto de hoje.

Então se deseja saber mais sobre o tema e como aplicá-lo em seu negócio, você veio ao lugar certo! Dito isso, sem mais delongas, vamos ao texto!

O que é a matriz BCG?

Matriz BCG é uma estratégia de marketing e de vendas, utilizada para fazer a análise de desempenho dos produtos (ou serviços) com relação a aceitação com os consumidores. 

Dessa maneira, é possível:

  • Melhorar a participação de produtos ou serviços no mercado;
  • Entender em qual nicho de mercado os produtos ou serviços estão inseridos;
  • Tirar o máximo de proveito das vendas de determinado produto ou serviço antes de tirar ele de circulação, caso seja necessário;
  • Remover (caso seja necessário) um produto/serviço do catálogo de vendas.

Essa metodologia foi criada nos anos 70 por Bruce Henderson, um empresário norte-americano. Através dela era possível entender o ciclo de vida dos produtos ou serviços oferecidos, analisar seu desempenho com os clientes e verificar o seu potencial de crescimento dentro do nicho em que está inserido.

De modo geral é relativamente simples analisar os resultados da matriz. Entretanto, o segredo está justamente na capacidade de tomar decisões acertadas a partir das informações. 

Dessa maneira, a seguir vamos explicar melhor o seu funcionamento na prática, com isso será mais simples de aplicar no seu negócio. Confira!

Como funciona a matriz BCG?

A matriz é dividida em dois eixos, sendo: a taxa de crescimento do mercado e também a participação do produto/serviço no contexto do mercado. Cada um desses blocos conta com duas divisões e, em cada uma são inseridos grupos dos produtos/serviços: as “vacas leiteiras”, as “estrelas”, os “pontos de interrogação” e os “abacaxis”.

Ficou confuso? Calma, vamos explicar o que é cada um desses grupos da matriz BCG.

“Vacas leiteiras”

“Vacas leiteiras” é o termo usado para representar os produtos/serviços que não demandam grande esforço do marketing ou da equipe de vendas para que gerem lucro.

O termo foi uma analogia às vacas que dão leite, uma vez que o seu processo é basicamente natural e só é preciso, de modo geral, tirar o leite. 

Desse modo, são os produtos/serviços que já contam com uma boa reputação com o público e tem bastante saída, sendo uma das principais formas da empresa obter lucro no mercado.

“Estrelas”

Assim como as “vacas leiteiras”, as estrelas também garantem bons retornos para a empresa, sendo assim, “estrelas” dentro da empresa. Entretanto, se no grupo acima as vendas eram “naturais”, nesse, os produtos/serviços demandam um grande esforço das equipes de marketing e vendas para efetuar as vendas.

“Pontos de interrogação”

De modo geral, estamos falando de produtos/serviços recém lançados que ainda não trouxeram resultados sólidos para a empresa, mesmo tendo investimentos de vendas e de marketing. 

Desse modo, são produtos/serviços que trazem uma grande interrogação em sua análise, de onde vem seu nome na matriz BCG.

Esse tipo de produto/serviço demanda que a empresa aguarde mais tempo para ter uma leitura mais completa sobre o mercado. É uma grande incógnita que pode se tornar uma “estrela”, “vaca leiteira” ou ainda um “abacaxi”.

“Abacaxis”

Os “abacaxis” são produtos/serviços que já estão há algum tempo em circulação, mas que ainda assim contam com baixo desempenho de vendas. Dessa maneira, são itens que a empresa precisa avaliar se vale a pena continuar vendendo.

Como fazer a matriz BCG?

Agora que já entendemos todos os grupos da BCG, é hora de explicar na prática.

Faço o levantamento completo de seus produtos/serviços, organizando em ordem crescente os itens mais vendidos na sua empresa.

Depois disso, é preciso analisar os investimentos que estão sendo feitos para esses produtos, seguindo os conceitos explicados acima. Dessa forma, você terá na sua frente os produtos divididos nas categorias explicadas.

Com isso feito, é hora de analisar o que fazer com cada tipo de produto em cada grupo. De modo geral, as “vacas leiteiras” e “estrelas” devem continuar até que se perceba um declínio.

Já as “interrogações” e “abacaxis” precisam ser acompanhadas de perto para ver se vale a pena continuar vendendo, bem como, se vale a pena investir em marketing para tentar potencializá-las.

O marketing digital é um dos elementos mais poderosos para potencializar as suas vendas. Dessa forma, se você busca melhorar suas estratégias de marketing você precisa conhecer as nossas soluções. Além disso, se você busca por mais artigos para melhorar suas estratégias de vendas, continue acompanhando nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Outros posts

stories para advogados

10 Ideias Criativas de Stories para Advogados no Instagram

Descubra 10 ideias criativas de stories para advogados! Aumente o engajamento, compartilhe dicas legais e humanize sua imagem profissional. Leve sua prática jurídica para um novo nível de visibilidade e conexão com o público.